A LEI 10639/03 E O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA BAHIA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122213 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "A LEI 10639/03 E O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA BAHIA" "resumo" => "A aprovação da lei 10.639/03 há 22 anos trouxe uma inovação para o campo da educação. A lei e seu parecer aprovado no Conselho Nacional de educação em 2004 representam a luta histórica dos Movimentos Negros que levaram a transformação das políticas curriculares do Estado Brasileiro (Gomes, 2017). Respondendo as exigências de outras normativas o estado da Bahia aprovou o Documento Curricular Referencial de Educação em 2020. Este, por sua vez, traz na disciplina de sociologia uma importante mudança: as relações étnico-raciais aparecem como conteúdo deste componente curricular – além aparecer como tema a ser trabalhado de forma transversal. A mudança está na forma de compreender a lei 10.639/03, que foi pensada pela ótica da inclusão dos conteúdos sobre a história da África, dos/das Africanos e Africanas no Brasil e das culturas de seus/suas descendentes. Desde a aprovação da lei diversas autoras e autores da sociologia das relações raciais considerados como clássicos deste campo de estudo tem recebido novas publicações e releituras a partir de perspectiva teóricas mais contemporâneas como por exemplo Lélia Gonzales, Neuza Santos Souza, Beatriz Nascimento. O Documento Curricular Referencial da Bahia cita diretamente cita diretamente a sociologia de Florestan Fernandes. Neste Sentido, propõe-se neste excerto compreender qual é a perspectiva das relações étnico-raciais o referido documento expressa e o que a inclusão destes conteúdos representa para a disciplina de sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID826_TB291_16062025224609.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.santos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122213 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "A LEI 10639/03 E O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA BAHIA" "resumo" => "A aprovação da lei 10.639/03 há 22 anos trouxe uma inovação para o campo da educação. A lei e seu parecer aprovado no Conselho Nacional de educação em 2004 representam a luta histórica dos Movimentos Negros que levaram a transformação das políticas curriculares do Estado Brasileiro (Gomes, 2017). Respondendo as exigências de outras normativas o estado da Bahia aprovou o Documento Curricular Referencial de Educação em 2020. Este, por sua vez, traz na disciplina de sociologia uma importante mudança: as relações étnico-raciais aparecem como conteúdo deste componente curricular – além aparecer como tema a ser trabalhado de forma transversal. A mudança está na forma de compreender a lei 10.639/03, que foi pensada pela ótica da inclusão dos conteúdos sobre a história da África, dos/das Africanos e Africanas no Brasil e das culturas de seus/suas descendentes. Desde a aprovação da lei diversas autoras e autores da sociologia das relações raciais considerados como clássicos deste campo de estudo tem recebido novas publicações e releituras a partir de perspectiva teóricas mais contemporâneas como por exemplo Lélia Gonzales, Neuza Santos Souza, Beatriz Nascimento. O Documento Curricular Referencial da Bahia cita diretamente cita diretamente a sociologia de Florestan Fernandes. Neste Sentido, propõe-se neste excerto compreender qual é a perspectiva das relações étnico-raciais o referido documento expressa e o que a inclusão destes conteúdos representa para a disciplina de sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID826_TB291_16062025224609.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.santos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }