Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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AS DISPUTAS PELA LEGITIMAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DE PIERRE BOURDIEU

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A educação é um espaço de constantes embates, e a reforma do Novo Ensino Médio (NEM) reflete essa disputa como um dos principais focos de debate entre acadêmicos, setores empresariais e movimentos estudantis na última década. Para compreender essas tensões, utilizo o conceito de campo de Pierre Bourdieu, que define a sociologia como uma ferramenta para analisar contradições e transformações sociais. O campo é um espaço relativamente autônomo, com regras próprias e agentes que disputam posições segundo seus capitais. Essas posições podem ser estáveis ou emergentes, e quanto maior a estabilidade, maior a influência dos agentes sobre as normas que regulam o espaço. Assim, este estudo mobiliza o conceito de campo para analisar como os grupos Todos Pela Educação e Campanha Nacional Pelo Direito à Educação disputaram a legitimidade do discurso sobre o ensino técnico na Reforma do Ensino Médio no Brasil. A pesquisa baseia-se na análise da sessão no Senado Federal em 16 de abril de 2024. Os resultados indicam que a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação defende a implementação do Ensino Médio Integrado, modelo em atuação nos Institutos Federais que une a oferta qualitativa de formação crítica e formação para o mundo do trabalho, em contraposição ao NEM.

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