A SOCIOLOGIA E SEUS DESENCONTROS: QUANDO A DISCIPLINA SE TORNA DISTANTE – ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ (CE)
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122071 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 578 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E SEUS DESENCONTROS: QUANDO A DISCIPLINA SE TORNA DISTANTE – ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ (CE)" "resumo" => "A obrigatoriedade da Sociologia no currículo do Ensino Médio, conforme a Lei nº 11.684/2008, representou um marco para a consolidação de uma formação crítica e cidadã. Entretanto, sua efetivação nas escolas públicas brasileiras, sobretudo nas situadas em regiões interioranas, revela uma série de entraves que dificultam seu estabelecimento como disciplina relevante e formadora. O presente trabalho investiga o ensino de Sociologia em uma escola pública do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, com o objetivo de compreender os fatores que tornam a disciplina distante do cotidiano dos estudantes e os desafios enfrentados pelos profissionais da educação para garantir sua efetividade. A relevância do estudo está ancorada na constatação de que a Sociologia, mesmo regulamentada em lei, segue enfrentando desafios pedagógicos, estruturais e políticos que comprometem sua presença no currículo de maneira efetiva. Essa realidade é agravada pelas reformas educacionais recentes, como o Novo Ensino Médio, que reduzem a carga horária das disciplinas das Ciências Humanas, relegando-as a um segundo plano. Em contextos nos quais as desigualdades educacionais já são acentuadas, como nas escolas do interior cearense, esse cenário torna-se ainda mais preocupante. O objetivo geral da pesquisa é analisar os fatores que dificultam a consolidação do ensino de Sociologia como disciplina formativa no Ensino Médio. Como objetivos específicos, temos: a) mapear os principais obstáculos didáticos, pedagógicos e estruturais enfrentados no cotidiano escolar; b) compreender a percepção de professores, estudantes e gestores acerca da disciplina; e, c) propor encaminhamentos que fortaleçam a presença da Sociologia no espaço escolar, especialmente como ferramenta crítica e emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID578_TB112_10062025114231.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122071 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 578 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E SEUS DESENCONTROS: QUANDO A DISCIPLINA SE TORNA DISTANTE – ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ (CE)" "resumo" => "A obrigatoriedade da Sociologia no currículo do Ensino Médio, conforme a Lei nº 11.684/2008, representou um marco para a consolidação de uma formação crítica e cidadã. Entretanto, sua efetivação nas escolas públicas brasileiras, sobretudo nas situadas em regiões interioranas, revela uma série de entraves que dificultam seu estabelecimento como disciplina relevante e formadora. O presente trabalho investiga o ensino de Sociologia em uma escola pública do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, com o objetivo de compreender os fatores que tornam a disciplina distante do cotidiano dos estudantes e os desafios enfrentados pelos profissionais da educação para garantir sua efetividade. A relevância do estudo está ancorada na constatação de que a Sociologia, mesmo regulamentada em lei, segue enfrentando desafios pedagógicos, estruturais e políticos que comprometem sua presença no currículo de maneira efetiva. Essa realidade é agravada pelas reformas educacionais recentes, como o Novo Ensino Médio, que reduzem a carga horária das disciplinas das Ciências Humanas, relegando-as a um segundo plano. Em contextos nos quais as desigualdades educacionais já são acentuadas, como nas escolas do interior cearense, esse cenário torna-se ainda mais preocupante. O objetivo geral da pesquisa é analisar os fatores que dificultam a consolidação do ensino de Sociologia como disciplina formativa no Ensino Médio. Como objetivos específicos, temos: a) mapear os principais obstáculos didáticos, pedagógicos e estruturais enfrentados no cotidiano escolar; b) compreender a percepção de professores, estudantes e gestores acerca da disciplina; e, c) propor encaminhamentos que fortaleçam a presença da Sociologia no espaço escolar, especialmente como ferramenta crítica e emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID578_TB112_10062025114231.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }