Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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A SOCIOLOGIA E SEUS DESENCONTROS: QUANDO A DISCIPLINA SE TORNA DISTANTE – ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ (CE)

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A obrigatoriedade da Sociologia no currículo do Ensino Médio, conforme a Lei nº 11.684/2008, representou um marco para a consolidação de uma formação crítica e cidadã. Entretanto, sua efetivação nas escolas públicas brasileiras, sobretudo nas situadas em regiões interioranas, revela uma série de entraves que dificultam seu estabelecimento como disciplina relevante e formadora. O presente trabalho investiga o ensino de Sociologia em uma escola pública do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, com o objetivo de compreender os fatores que tornam a disciplina distante do cotidiano dos estudantes e os desafios enfrentados pelos profissionais da educação para garantir sua efetividade. A relevância do estudo está ancorada na constatação de que a Sociologia, mesmo regulamentada em lei, segue enfrentando desafios pedagógicos, estruturais e políticos que comprometem sua presença no currículo de maneira efetiva. Essa realidade é agravada pelas reformas educacionais recentes, como o Novo Ensino Médio, que reduzem a carga horária das disciplinas das Ciências Humanas, relegando-as a um segundo plano. Em contextos nos quais as desigualdades educacionais já são acentuadas, como nas escolas do interior cearense, esse cenário torna-se ainda mais preocupante. O objetivo geral da pesquisa é analisar os fatores que dificultam a consolidação do ensino de Sociologia como disciplina formativa no Ensino Médio. Como objetivos específicos, temos: a) mapear os principais obstáculos didáticos, pedagógicos e estruturais enfrentados no cotidiano escolar; b) compreender a percepção de professores, estudantes e gestores acerca da disciplina; e, c) propor encaminhamentos que fortaleçam a presença da Sociologia no espaço escolar, especialmente como ferramenta crítica e emancipatória.

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