O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122192 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 772 "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a importância de reconhecer a identidade cultural dos estudantes periféricos no currículo escolar, à luz da teoria de Paulo Freire (1997). Segundo Freire, a libertação dos oprimidos se dá por meio da análise crítica da realidade, transformando a educação em prática libertadora. A partir da experiência em sala de aula, o objetivo é compreender como estudantes periféricos se posicionam em relação à educação e ao mundo ao seu redor, considerando como classe, raça, território e gênero influenciam suas vivências escolares e suas possibilidades de transformação social. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem reflexiva e exploratória, ancorada na vivência docente e em teóricos como Freire, Potyguara (2017), Mocelin (2021) e Hall (2006). Potyguara discute a escola como espaço de resistência e afirmação das identidades, Mocelin propõe uma “Sociologia viva” contextualizada, e Hall contribui com a compreensão da identidade cultural como um processo histórico e relacional. As considerações finais apontam para a necessidade de um currículo que reconheça a realidade dos alunos periféricos, contribuindo para uma educação libertadora, capaz de formar cidadãos críticos e ativos. A escola deve valorizar as subjetividades culturais, superando a lógica de subordinação imposta pelo sistema dominante." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID772_TB265_09052025140508.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CASTRO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezacastrocs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122192 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 772 "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a importância de reconhecer a identidade cultural dos estudantes periféricos no currículo escolar, à luz da teoria de Paulo Freire (1997). Segundo Freire, a libertação dos oprimidos se dá por meio da análise crítica da realidade, transformando a educação em prática libertadora. A partir da experiência em sala de aula, o objetivo é compreender como estudantes periféricos se posicionam em relação à educação e ao mundo ao seu redor, considerando como classe, raça, território e gênero influenciam suas vivências escolares e suas possibilidades de transformação social. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem reflexiva e exploratória, ancorada na vivência docente e em teóricos como Freire, Potyguara (2017), Mocelin (2021) e Hall (2006). Potyguara discute a escola como espaço de resistência e afirmação das identidades, Mocelin propõe uma “Sociologia viva” contextualizada, e Hall contribui com a compreensão da identidade cultural como um processo histórico e relacional. As considerações finais apontam para a necessidade de um currículo que reconheça a realidade dos alunos periféricos, contribuindo para uma educação libertadora, capaz de formar cidadãos críticos e ativos. A escola deve valorizar as subjetividades culturais, superando a lógica de subordinação imposta pelo sistema dominante." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID772_TB265_09052025140508.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CASTRO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andrezacastrocs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }