Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122192
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 772
    "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS"
    "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a importância de reconhecer a identidade cultural dos estudantes periféricos no currículo escolar, à luz da teoria de Paulo Freire (1997). Segundo Freire, a libertação dos oprimidos se dá por meio da análise crítica da realidade, transformando a educação em prática libertadora. A partir da experiência em sala de aula, o objetivo é compreender como estudantes periféricos se posicionam em relação à educação e ao mundo ao seu redor, considerando como classe, raça, território e gênero influenciam suas vivências escolares e suas possibilidades de transformação social. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem reflexiva e exploratória, ancorada na vivência docente e em teóricos como Freire, Potyguara (2017), Mocelin (2021) e Hall (2006). Potyguara discute a escola como espaço de resistência e afirmação das identidades, Mocelin propõe uma “Sociologia viva” contextualizada, e Hall contribui com a compreensão da identidade cultural como um processo histórico e relacional. As considerações finais apontam para a necessidade de um currículo que reconheça a realidade dos alunos periféricos, contribuindo para uma educação libertadora, capaz de formar cidadãos críticos e ativos. A escola deve valorizar as subjetividades culturais, superando a lógica de subordinação imposta pelo sistema dominante."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID772_TB265_09052025140508.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CASTRO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezacastrocs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122192
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 772
    "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES PERIFÉRICOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DE SUJEITOS SOCIAIS ATIVOS"
    "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a importância de reconhecer a identidade cultural dos estudantes periféricos no currículo escolar, à luz da teoria de Paulo Freire (1997). Segundo Freire, a libertação dos oprimidos se dá por meio da análise crítica da realidade, transformando a educação em prática libertadora. A partir da experiência em sala de aula, o objetivo é compreender como estudantes periféricos se posicionam em relação à educação e ao mundo ao seu redor, considerando como classe, raça, território e gênero influenciam suas vivências escolares e suas possibilidades de transformação social. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem reflexiva e exploratória, ancorada na vivência docente e em teóricos como Freire, Potyguara (2017), Mocelin (2021) e Hall (2006). Potyguara discute a escola como espaço de resistência e afirmação das identidades, Mocelin propõe uma “Sociologia viva” contextualizada, e Hall contribui com a compreensão da identidade cultural como um processo histórico e relacional. As considerações finais apontam para a necessidade de um currículo que reconheça a realidade dos alunos periféricos, contribuindo para uma educação libertadora, capaz de formar cidadãos críticos e ativos. A escola deve valorizar as subjetividades culturais, superando a lógica de subordinação imposta pelo sistema dominante."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID772_TB265_09052025140508.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CASTRO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezacastrocs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho reflete sobre a importância de reconhecer a identidade cultural dos estudantes periféricos no currículo escolar, à luz da teoria de Paulo Freire (1997). Segundo Freire, a libertação dos oprimidos se dá por meio da análise crítica da realidade, transformando a educação em prática libertadora. A partir da experiência em sala de aula, o objetivo é compreender como estudantes periféricos se posicionam em relação à educação e ao mundo ao seu redor, considerando como classe, raça, território e gênero influenciam suas vivências escolares e suas possibilidades de transformação social. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem reflexiva e exploratória, ancorada na vivência docente e em teóricos como Freire, Potyguara (2017), Mocelin (2021) e Hall (2006). Potyguara discute a escola como espaço de resistência e afirmação das identidades, Mocelin propõe uma “Sociologia viva” contextualizada, e Hall contribui com a compreensão da identidade cultural como um processo histórico e relacional. As considerações finais apontam para a necessidade de um currículo que reconheça a realidade dos alunos periféricos, contribuindo para uma educação libertadora, capaz de formar cidadãos críticos e ativos. A escola deve valorizar as subjetividades culturais, superando a lógica de subordinação imposta pelo sistema dominante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.