A RELAÇÃO ENTRE AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO, PNLD E OS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS USOS DOS NOVOS LIVROS POR PROFESSORES NO ESTADO DO CEARÁ
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122149 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO, PNLD E OS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS USOS DOS NOVOS LIVROS POR PROFESSORES NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Neste trabalho analisam-se os usos dos livros didáticos junto a um grupo de docentes que lecionam Sociologia na rede estadual do Ceará. A investigação ateve-se à compreensão do modo como os novos livros didáticos são incorporados ou não no processo de planejamento das aulas de Sociologia, após o início da implementação da Reforma do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma amostra de conveniência, mediante o envio de questionários no formato online, por meio do Google Formulários. Utilizando-se uma lista de contatos de escolas de todo o estado do Ceará, o link do instrumento foi compartilhado por vários canais de internet, tais como: WhatsApp, Facebook e e-mail. Com esta abordagem foram obtidas 126 respostas, das quais 108 foram validadas para o propósito desta pesquisa. Com base nas respostas obtidas constatou-se que 86% dos docentes afirmaram que adotaram as obras selecionadas no PNLD 2021. No entanto, quando perguntados se os novos manuais estão alinhados aos princípios didáticos e pedagógicos da disciplina, constatamos um nível de discordância entre os respondentes na casa dos 74%. É possível notar que, mesmo recorrendo aos novos livros didáticos, os professores desaprovam a mudança no formato dos manuais, algo que fica evidenciado no planejamento das aulas de Sociologia, pois 80% dos docentes consultados afirmam que ainda empregam os antigos livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, durante a preparação de suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 13: LIVROS E TEXTOS DIDÁTICOS: ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO E AS DISPUTAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID118_TB203_01072025143055.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO" "autor_email" => "manoelneto81@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122149 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO, PNLD E OS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS USOS DOS NOVOS LIVROS POR PROFESSORES NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Neste trabalho analisam-se os usos dos livros didáticos junto a um grupo de docentes que lecionam Sociologia na rede estadual do Ceará. A investigação ateve-se à compreensão do modo como os novos livros didáticos são incorporados ou não no processo de planejamento das aulas de Sociologia, após o início da implementação da Reforma do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma amostra de conveniência, mediante o envio de questionários no formato online, por meio do Google Formulários. Utilizando-se uma lista de contatos de escolas de todo o estado do Ceará, o link do instrumento foi compartilhado por vários canais de internet, tais como: WhatsApp, Facebook e e-mail. Com esta abordagem foram obtidas 126 respostas, das quais 108 foram validadas para o propósito desta pesquisa. Com base nas respostas obtidas constatou-se que 86% dos docentes afirmaram que adotaram as obras selecionadas no PNLD 2021. No entanto, quando perguntados se os novos manuais estão alinhados aos princípios didáticos e pedagógicos da disciplina, constatamos um nível de discordância entre os respondentes na casa dos 74%. É possível notar que, mesmo recorrendo aos novos livros didáticos, os professores desaprovam a mudança no formato dos manuais, algo que fica evidenciado no planejamento das aulas de Sociologia, pois 80% dos docentes consultados afirmam que ainda empregam os antigos livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, durante a preparação de suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 13: LIVROS E TEXTOS DIDÁTICOS: ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO E AS DISPUTAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID118_TB203_01072025143055.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO" "autor_email" => "manoelneto81@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }