A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PARANÁ.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122093 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PARANÁ." "resumo" => "O presente trabalho investiga a percepção dos estudantes do ensino médio sobre o componente curricular "Projeto de Vida" em um colégio estadual de São José dos Pinhais/PR. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma do Ensino Médio pela Lei n.º 13.415/2017, o "Projeto de Vida" surge como estratégia para promover o autoconhecimento e o protagonismo juvenil. No entanto, críticas apontam que, ao priorizar interesses de mercado e práticas neoliberais, o componente pode restringir a formação integral dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada a partir de produções textuais dos alunos do ensino médio técnico e regular noturno. Os resultados sugerem que, embora o "Projeto de Vida" tenha potencial para estimular a reflexão e o planejamento pessoal, sua eficácia depende da mediação crítica, especialmente pelo olhar sociológico, para que contribua efetivamente para a formação cidadã. Conclui-se que a disciplina pode ser um espaço estratégico para o desenvolvimento de trajetórias conscientes, desde que problematize as desigualdades sociais e amplie as possibilidades reais de escolha para os jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 06: AS NARRATIVAS SOCIOLÓGICAS EM CONTEXTO DE MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO: PROJETO DE VIDA, ELETIVAS E ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID494_TB137_16062025163535.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO DE PAULA VITOR" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "rbiologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122093 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PARANÁ." "resumo" => "O presente trabalho investiga a percepção dos estudantes do ensino médio sobre o componente curricular "Projeto de Vida" em um colégio estadual de São José dos Pinhais/PR. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma do Ensino Médio pela Lei n.º 13.415/2017, o "Projeto de Vida" surge como estratégia para promover o autoconhecimento e o protagonismo juvenil. No entanto, críticas apontam que, ao priorizar interesses de mercado e práticas neoliberais, o componente pode restringir a formação integral dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada a partir de produções textuais dos alunos do ensino médio técnico e regular noturno. Os resultados sugerem que, embora o "Projeto de Vida" tenha potencial para estimular a reflexão e o planejamento pessoal, sua eficácia depende da mediação crítica, especialmente pelo olhar sociológico, para que contribua efetivamente para a formação cidadã. Conclui-se que a disciplina pode ser um espaço estratégico para o desenvolvimento de trajetórias conscientes, desde que problematize as desigualdades sociais e amplie as possibilidades reais de escolha para os jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 06: AS NARRATIVAS SOCIOLÓGICAS EM CONTEXTO DE MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO: PROJETO DE VIDA, ELETIVAS E ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID494_TB137_16062025163535.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO DE PAULA VITOR" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "rbiologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }