SOCIOLOGIA À MARGEM DO CURRÍCULO: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS (GO)
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122005 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "SOCIOLOGIA À MARGEM DO CURRÍCULO: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS (GO)" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), implementado pela Lei nº 13.415/2017, reorganizou o currículo escolar, impactando o ensino de Sociologia. A pesquisa analisou como essa reforma afeta a disciplina em Anápolis (GO), considerando a redução da carga horária e a diluição dos conteúdos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). O estudo adota uma teorização crítica fundamentada em autores como Bourdieu, Freire e Laval, averiguando como o modelo pode reforçar desigualdades ao priorizar competências voltadas ao mercado, ao empreendedorismo e individualização dos sujeitos em detrimento da formação humanista e crítica. A pesquisa qualitativa envolveu análise documental do currículo goiano e entrevistas com professores de Sociologia, sendo que esta comunicação enfatiza a primeira parte. Os resultados indicam que: a) a disciplina perdeu espaço no currículo, tornando-se marginalizada, portanto o NEM vem impactando negativamente o ensino de Sociologia, reduzindo sua carga horária e diluindo seus conteúdos dentro da área de CHSA; b) a marginalização da disciplina compromete a formação crítica dos estudantes, restringindo o acesso a conceitos fundamentais para a compreensão da sociedade; c) a flexibilização curricular, sob a justificativa de protagonismo estudantil, esvazia o ensino crítico e reforça a lógica neoliberal. A pesquisa também destaca a importância de aprofundar a investigação sobre o modelo de sujeito promovido pelo NEM e suas implicações para a educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID325_TB13_16062025091721.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MACEDO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Thiago Carvalho" "autor_email" => "thiago_mcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122005 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "SOCIOLOGIA À MARGEM DO CURRÍCULO: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS (GO)" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), implementado pela Lei nº 13.415/2017, reorganizou o currículo escolar, impactando o ensino de Sociologia. A pesquisa analisou como essa reforma afeta a disciplina em Anápolis (GO), considerando a redução da carga horária e a diluição dos conteúdos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). O estudo adota uma teorização crítica fundamentada em autores como Bourdieu, Freire e Laval, averiguando como o modelo pode reforçar desigualdades ao priorizar competências voltadas ao mercado, ao empreendedorismo e individualização dos sujeitos em detrimento da formação humanista e crítica. A pesquisa qualitativa envolveu análise documental do currículo goiano e entrevistas com professores de Sociologia, sendo que esta comunicação enfatiza a primeira parte. Os resultados indicam que: a) a disciplina perdeu espaço no currículo, tornando-se marginalizada, portanto o NEM vem impactando negativamente o ensino de Sociologia, reduzindo sua carga horária e diluindo seus conteúdos dentro da área de CHSA; b) a marginalização da disciplina compromete a formação crítica dos estudantes, restringindo o acesso a conceitos fundamentais para a compreensão da sociedade; c) a flexibilização curricular, sob a justificativa de protagonismo estudantil, esvazia o ensino crítico e reforça a lógica neoliberal. A pesquisa também destaca a importância de aprofundar a investigação sobre o modelo de sujeito promovido pelo NEM e suas implicações para a educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID325_TB13_16062025091721.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MACEDO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Thiago Carvalho" "autor_email" => "thiago_mcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }