“MEU PAI ESTÁ EM CASA, MAS O QUE ELE ESTÁ FAZENDO?” ANÁLISES DE SURVEYS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NO TRABALHO E NA VIDA DOS FILHOS.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122170 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 294 "titulo" => "“MEU PAI ESTÁ EM CASA, MAS O QUE ELE ESTÁ FAZENDO?” ANÁLISES DE SURVEYS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NO TRABALHO E NA VIDA DOS FILHOS." "resumo" => "O presente trabalho se refere a apresentação de uma atividade pedagógica envolvendo os alunos surdos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Cap/INES), realizada no Ano Letivo de 2023. Verificamos que para este grupo a escolha da metodologia de ensino se mostra como uma tarefa essencial na atividade do docente. Ao trabalhar com a temática “Gênero”, realizamos com uma atividade prática em que os alunos entrevistassem eles mesmos e seus colegas de Ensino Médio através de um survey, buscando compreender como funciona a dinâmica do trabalho fora de casa, o trabalho doméstico, a participação do pai e da mãe nas atividades de cuidado e conversa com seus filhos, ao refletirem sobre suas próprias famílias. O resultado foi semelhante ao que verificamos na sociedade brasileira como um todo: homens (irmãos, pais, avôs e tios) que trabalham menos horas em atividades de casa; homens que trabalham, também, menos tempo fora de casa; e a centralidade da mãe na atenção e cuidado com os filhos, mesmo tendo um pai morando na residência. O resultado dessa atividade propiciou que os alunos ampliassem seu escopo de conhecimentos não só da vida cotidiana, mas especialmente, sociológico, pois temas como “sobrecarga de trabalho feminino”, “responsabilidade paterna”, “quem são os cuidadores na nossa sociedade”, “constituição de família” e “divisão social e sexual do trabalho” estiveram presentes no desenrolar da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID294_TB237_30042025212916.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122170 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 294 "titulo" => "“MEU PAI ESTÁ EM CASA, MAS O QUE ELE ESTÁ FAZENDO?” ANÁLISES DE SURVEYS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NO TRABALHO E NA VIDA DOS FILHOS." "resumo" => "O presente trabalho se refere a apresentação de uma atividade pedagógica envolvendo os alunos surdos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Cap/INES), realizada no Ano Letivo de 2023. Verificamos que para este grupo a escolha da metodologia de ensino se mostra como uma tarefa essencial na atividade do docente. Ao trabalhar com a temática “Gênero”, realizamos com uma atividade prática em que os alunos entrevistassem eles mesmos e seus colegas de Ensino Médio através de um survey, buscando compreender como funciona a dinâmica do trabalho fora de casa, o trabalho doméstico, a participação do pai e da mãe nas atividades de cuidado e conversa com seus filhos, ao refletirem sobre suas próprias famílias. O resultado foi semelhante ao que verificamos na sociedade brasileira como um todo: homens (irmãos, pais, avôs e tios) que trabalham menos horas em atividades de casa; homens que trabalham, também, menos tempo fora de casa; e a centralidade da mãe na atenção e cuidado com os filhos, mesmo tendo um pai morando na residência. O resultado dessa atividade propiciou que os alunos ampliassem seu escopo de conhecimentos não só da vida cotidiana, mas especialmente, sociológico, pois temas como “sobrecarga de trabalho feminino”, “responsabilidade paterna”, “quem são os cuidadores na nossa sociedade”, “constituição de família” e “divisão social e sexual do trabalho” estiveram presentes no desenrolar da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID294_TB237_30042025212916.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }