MINDS OF THE FUTURE: CURRÍCULO, JUVENTUDES E FILANTROPIA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122139 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "MINDS OF THE FUTURE: CURRÍCULO, JUVENTUDES E FILANTROPIA" "resumo" => "Este trabalho surge como uma reflexão da prática escolar, realizada no Colégio de Aplicação João XXIII, acerca de como as juventudes presentes na escola se comportam perante políticas públicas do Estado de Minas Gerais que adentram o campo escolar implementando um modelo de educação neoliberal, em parceria com grandes empresas e sob uma ótica de filantropia. Para isso, partiu-se da observação participante, coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, buscando concatená-los criticamente através de aporte teórico que versa sobre currículo (Silva, 2016), currículo de Sociologia (Oliveira, 2013), juventudes (Lopes, 2019; Dayrell e Carrano, 2014) e filantropia educacional (Tarlau; Moeller, 2020). Acentuadamente após a implementação da BNCC de 2019 e Reforma do Ensino Médio de 2017, marcadas pela influência de fundações privadas, programas tidos como inovadores, como, por exemplo, o projeto Minds of the Future, buscam implementar, por meio da concessão de incentivos, um ensino instrumental voltado à robótica e outras tecnologias. Surgindo, assim, consensos por filantropia que reduzem os jovens à sua força de trabalho humana, visando-os como força produtiva e produzindo mentes para o futuro campo do trabalho tecnológico. Correspondem, ainda, a uma política de flexibilização do currículo iniciada na instituição das modificações curriculares estruturais ocorridas a partir de 2017, voltadas à inovação, interdisciplinaridade e temas transversais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID426_TB192_16062025213956.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PORTES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PORTES" "autor_email" => "joseportes72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122139 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "MINDS OF THE FUTURE: CURRÍCULO, JUVENTUDES E FILANTROPIA" "resumo" => "Este trabalho surge como uma reflexão da prática escolar, realizada no Colégio de Aplicação João XXIII, acerca de como as juventudes presentes na escola se comportam perante políticas públicas do Estado de Minas Gerais que adentram o campo escolar implementando um modelo de educação neoliberal, em parceria com grandes empresas e sob uma ótica de filantropia. Para isso, partiu-se da observação participante, coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, buscando concatená-los criticamente através de aporte teórico que versa sobre currículo (Silva, 2016), currículo de Sociologia (Oliveira, 2013), juventudes (Lopes, 2019; Dayrell e Carrano, 2014) e filantropia educacional (Tarlau; Moeller, 2020). Acentuadamente após a implementação da BNCC de 2019 e Reforma do Ensino Médio de 2017, marcadas pela influência de fundações privadas, programas tidos como inovadores, como, por exemplo, o projeto Minds of the Future, buscam implementar, por meio da concessão de incentivos, um ensino instrumental voltado à robótica e outras tecnologias. Surgindo, assim, consensos por filantropia que reduzem os jovens à sua força de trabalho humana, visando-os como força produtiva e produzindo mentes para o futuro campo do trabalho tecnológico. Correspondem, ainda, a uma política de flexibilização do currículo iniciada na instituição das modificações curriculares estruturais ocorridas a partir de 2017, voltadas à inovação, interdisciplinaridade e temas transversais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID426_TB192_16062025213956.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PORTES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PORTES" "autor_email" => "joseportes72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }