Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

NOTURNO E DIURNO: JUVENTUDES PLURAIS NOS TURNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE CURITIBA-PR

Palavra-chaves: , , , , Pôster GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122085
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 642
    "titulo" => "NOTURNO E DIURNO: JUVENTUDES PLURAIS NOS TURNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE CURITIBA-PR"
    "resumo" => "Esta pesquisa partiu das experiências de bolsistas do PIBID da Universidade Federal do Paraná no contexto de um colégio estadual localizado em Curitiba-PR no bairro Uberaba. Durante o acompanhamento das aulas, percebeu-se que existiam diferenças de perfil entre os estudantes da manhã e da noite no que se refere à relação destes com o mundo do trabalho e suas expectativas sobre a vida após o término do ensino médio. Com objetivo de investigar as diferenças de perfil entre os estudantes, foram realizadas rodas de conversas em duas turmas de terceiro ano, uma do turno da manhã e outra do turno da noite. As turmas se dividiram em grupos menores por afinidade que tiveram a conversa mediada, cada um deles, por uma bolsista do PIBID. As conversas foram guiadas por quatro eixos temáticos inspirados pela concepção de juventude plural formulada por Juarez Dayrell (2007): escola, trabalho, futuro e lazer. A escolha pela realização de rodas de conversas com eixos temáticos guiados por essas dimensões se deu pelo reconhecimento da história oral como instrumento privilegiado de investigação da memória. A pesquisa ainda se encontra em fase de desenvolvimento: as rodas de conversa foram realizadas no início do mês de abril de 2025 e estão em processo de transcrição e análise. Portanto, não é possível apresentar ainda as conclusões da realização dessa atividade."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID642_TB128_15062025115410.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAISA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAISA"
    "autor_email" => "maisa.teds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122085
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 642
    "titulo" => "NOTURNO E DIURNO: JUVENTUDES PLURAIS NOS TURNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE CURITIBA-PR"
    "resumo" => "Esta pesquisa partiu das experiências de bolsistas do PIBID da Universidade Federal do Paraná no contexto de um colégio estadual localizado em Curitiba-PR no bairro Uberaba. Durante o acompanhamento das aulas, percebeu-se que existiam diferenças de perfil entre os estudantes da manhã e da noite no que se refere à relação destes com o mundo do trabalho e suas expectativas sobre a vida após o término do ensino médio. Com objetivo de investigar as diferenças de perfil entre os estudantes, foram realizadas rodas de conversas em duas turmas de terceiro ano, uma do turno da manhã e outra do turno da noite. As turmas se dividiram em grupos menores por afinidade que tiveram a conversa mediada, cada um deles, por uma bolsista do PIBID. As conversas foram guiadas por quatro eixos temáticos inspirados pela concepção de juventude plural formulada por Juarez Dayrell (2007): escola, trabalho, futuro e lazer. A escolha pela realização de rodas de conversas com eixos temáticos guiados por essas dimensões se deu pelo reconhecimento da história oral como instrumento privilegiado de investigação da memória. A pesquisa ainda se encontra em fase de desenvolvimento: as rodas de conversa foram realizadas no início do mês de abril de 2025 e estão em processo de transcrição e análise. Portanto, não é possível apresentar ainda as conclusões da realização dessa atividade."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID642_TB128_15062025115410.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAISA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAISA"
    "autor_email" => "maisa.teds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esta pesquisa partiu das experiências de bolsistas do PIBID da Universidade Federal do Paraná no contexto de um colégio estadual localizado em Curitiba-PR no bairro Uberaba. Durante o acompanhamento das aulas, percebeu-se que existiam diferenças de perfil entre os estudantes da manhã e da noite no que se refere à relação destes com o mundo do trabalho e suas expectativas sobre a vida após o término do ensino médio. Com objetivo de investigar as diferenças de perfil entre os estudantes, foram realizadas rodas de conversas em duas turmas de terceiro ano, uma do turno da manhã e outra do turno da noite. As turmas se dividiram em grupos menores por afinidade que tiveram a conversa mediada, cada um deles, por uma bolsista do PIBID. As conversas foram guiadas por quatro eixos temáticos inspirados pela concepção de juventude plural formulada por Juarez Dayrell (2007): escola, trabalho, futuro e lazer. A escolha pela realização de rodas de conversas com eixos temáticos guiados por essas dimensões se deu pelo reconhecimento da história oral como instrumento privilegiado de investigação da memória. A pesquisa ainda se encontra em fase de desenvolvimento: as rodas de conversa foram realizadas no início do mês de abril de 2025 e estão em processo de transcrição e análise. Portanto, não é possível apresentar ainda as conclusões da realização dessa atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.