O MOVIMENTO DA POLÍTICA DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122185 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "O MOVIMENTO DA POLÍTICA DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS" "resumo" => "Este trabalho é resultado dos primeiros passos de uma pesquisa de mestrado que analisa a organização do trabalho pedagógico a partir da política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O objetivo inicial foi mapear o campo de pesquisa sobre o tema para identificarmos os debates, os referenciais teóricos do campo, os consensos e dissensos para, assim, compreendermos o movimento desta política. Optou-se por realizar um balanço da produção acadêmica (BPA) sobre a EMTI no Brasil, por meio da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal Oasisbr. As buscas foram feitas no mês de setembro de 2023 e no mês de maio de 2024, considerando trabalhos defendidos a partir de 2017, ano seguinte após o Governo Federal, por meio da portaria nº 1.145/2016, ter instituído o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Inicialmente, foram selecionados 109 trabalhos, no entanto, ao decorrer do processo de construção do BPA, dividido em três momentos (levantamento de produções, análise quantitativa, análise qualitativa), esse número foi reduzido a 91 produções. A análise revelou um campo de pesquisa atravessado por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Além disso, ficou evidente que o EMTI é uma política alinhada às diretrizes de organismos internacionais e é agenciada por diferentes instituições nacionais que se apresentam como fundações ou organizações sem fins lucrativos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID743_TB257_15062025203343.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "luc.up16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122185 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "O MOVIMENTO DA POLÍTICA DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS" "resumo" => "Este trabalho é resultado dos primeiros passos de uma pesquisa de mestrado que analisa a organização do trabalho pedagógico a partir da política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O objetivo inicial foi mapear o campo de pesquisa sobre o tema para identificarmos os debates, os referenciais teóricos do campo, os consensos e dissensos para, assim, compreendermos o movimento desta política. Optou-se por realizar um balanço da produção acadêmica (BPA) sobre a EMTI no Brasil, por meio da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal Oasisbr. As buscas foram feitas no mês de setembro de 2023 e no mês de maio de 2024, considerando trabalhos defendidos a partir de 2017, ano seguinte após o Governo Federal, por meio da portaria nº 1.145/2016, ter instituído o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Inicialmente, foram selecionados 109 trabalhos, no entanto, ao decorrer do processo de construção do BPA, dividido em três momentos (levantamento de produções, análise quantitativa, análise qualitativa), esse número foi reduzido a 91 produções. A análise revelou um campo de pesquisa atravessado por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Além disso, ficou evidente que o EMTI é uma política alinhada às diretrizes de organismos internacionais e é agenciada por diferentes instituições nacionais que se apresentam como fundações ou organizações sem fins lucrativos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID743_TB257_15062025203343.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "luc.up16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }