SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURRÍCULOS DA BAHIA E DO MATO GROSSO DO SUL APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS ESTADUAIS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122022 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURRÍCULOS DA BAHIA E DO MATO GROSSO DO SUL APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS ESTADUAIS" "resumo" => "Este trabalho investigou as transformações nos currículos de Sociologia no Ensino Médio dos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas políticas educacionais estaduais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e análise documental, buscou compreender como a disciplina de Sociologia se estruturou e se organizou nos currículos, em conformidade com a BNCC, e como se materializou na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a partir de um ensino centrado no desenvolvimento de habilidades e competências, com base nos objetos de conhecimento sugeridos nos currículos. A pesquisa analisou os currículos oficiais dos dois estados, mapeando e comparando os objetos de conhecimento, as habilidades e competências, e a promoção da interdisciplinaridade. Os resultados reveleram as diferentes concepções de Sociologia nos currículos, as ênfases e os silenciamentos em relação a temas relevantes, além das lacunas e desafios para a implementação de um ensino crítico e engajado, contribuindo para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID327_TB37_16062025212255.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO RAMON SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoramonsouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122022 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURRÍCULOS DA BAHIA E DO MATO GROSSO DO SUL APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS ESTADUAIS" "resumo" => "Este trabalho investigou as transformações nos currículos de Sociologia no Ensino Médio dos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas políticas educacionais estaduais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e análise documental, buscou compreender como a disciplina de Sociologia se estruturou e se organizou nos currículos, em conformidade com a BNCC, e como se materializou na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a partir de um ensino centrado no desenvolvimento de habilidades e competências, com base nos objetos de conhecimento sugeridos nos currículos. A pesquisa analisou os currículos oficiais dos dois estados, mapeando e comparando os objetos de conhecimento, as habilidades e competências, e a promoção da interdisciplinaridade. Os resultados reveleram as diferentes concepções de Sociologia nos currículos, as ênfases e os silenciamentos em relação a temas relevantes, além das lacunas e desafios para a implementação de um ensino crítico e engajado, contribuindo para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID327_TB37_16062025212255.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO RAMON SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoramonsouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }