Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

"OSCEAR" - OLIMPÍADA DE SOCIOLOGIA DO CEARÁ.

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo principal apresentar a criação da Olimpíada de Sociologia do Ceará e discutir metodologias ativas que contribuem para o ensino de Sociologia através da gamificação. A principal idealização é gerar uma interação mais próxima entre professores e alunos, provocando a participação em coletivo, movimentando a escola e, principalmente, estimular o pensar através do brincar. Dessa forma, a Olimpíada vem como um respiro profundo e instigante, a partir do momento que criará uma mobilização, não somente na transmissão do conhecimento, mas, também, na possibilidade de ser agente político e transformar a lógica educacional para além da sala de aula, fazendo com que as discussões cheguem na família, roda de amigos, comunidade e sociedade. É a possibilidade de contato com a ciência profunda e viva através das redes de socialização, enxergar no dia a dia os processos que mobilizaram a criação de conceitos e teorias sociais pelos cientistas e professores. Sendo assim, o processo de democratização do acesso ao conhecimento se faz presente a partir do momento em que possibilita a participação direta do docente e discentes acerca de novas práticas pedagógicas e novas teorias sociais. Ademais, a Olimpíada diversifica as metodologias pedagógicas do professor, oferecendo mecanismos de trabalho mais plurais e diferentes, uma vez que, a Olimpíada não faz parte dos componentes curriculares obrigatórios, mas se baseia neles para construir um produto que visa a aplicação de metodologias ativas no ensino médio.

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