Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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REFORMA E TRABALHO DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM JUIZ DE FORA - MG SOBRE A NOVO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017)

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esta pesquisa investiga as narrativas de professores de Sociologia sobre os impactos da implementação do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) em seu trabalho docente. A pesquisa, desenvolvida em Juiz de Fora – MG adota uma abordagem narrativa para compreender , sob a ótica dos docentes, as mudanças, desafios e adaptações realizadas. Dados iniciais apontam para a precarização do trabalho docente, a insegurança profissional e a perda da identidade dos professores ao assumirem disciplinas fora de sua formação. A análise evidencia que tais mudanças não apenas afetam o ensino da Sociologia, mas também contribuem para o adoecimento mental e o enfraquecimento do papel do professor na educação pública.

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