O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA APLICAÇÃO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122041 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA APLICAÇÃO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo apresenta uma reflexão sobre como o Ensino de Sociologia contribui na articulação com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os TCTs como eixos temáticos norteadores em propostas didático-pedagógicas a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória, partindo de um relato de experiência, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo bibliográfico se debruça sobre o ensino de sociologia em seus campos e subcampos como forma de desenvolver na prática os TCTs nos diferentes componentes curriculares. Os resultados deste trabalho mostram como os TCTs podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID486_TB63_15062025200159.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE STUMPF" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "stumpf.aline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122041 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA APLICAÇÃO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo apresenta uma reflexão sobre como o Ensino de Sociologia contribui na articulação com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os TCTs como eixos temáticos norteadores em propostas didático-pedagógicas a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória, partindo de um relato de experiência, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo bibliográfico se debruça sobre o ensino de sociologia em seus campos e subcampos como forma de desenvolver na prática os TCTs nos diferentes componentes curriculares. Os resultados deste trabalho mostram como os TCTs podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID486_TB63_15062025200159.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE STUMPF" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "stumpf.aline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }