BIRD BOX: REVELANDO OS TRAÇOS DO FANTÁSTICO E DO MEDO NA NARRATIVA PÓS-APOCALÍPTICA DE JOSH MALERMAN
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123109 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 98 "titulo" => "BIRD BOX: REVELANDO OS TRAÇOS DO FANTÁSTICO E DO MEDO NA NARRATIVA PÓS-APOCALÍPTICA DE JOSH MALERMAN" "resumo" => "Este artigo analisa a narrativa Bird box (2014), de Josh Malerman, sob a perspectiva da teoria do fantástico. O estudo tem como objetivo investigar como a narrativa de Malerman pode ser caracterizada uma obra dentro do contexto da literatura fantástica como modo. Na trama do romance Bird box, Malorie, personagem protagonista, vive em um cenário pós-apocalíptico em que criaturas invisíveis levam à insanidade quem as vê. Para sobreviver, ela e seus filhos precisam evitar qualquer contato visual, navegando em um ambiente de incerteza, desconfiança e medo. Partindo de reflexões sobre o fantástico na literatura e suas relações com o medo, busca-se analisar como as nuances do romance o caracterizam como uma obra fantástica. Os referenciais teóricos de estudiosos como Todorov (1970), Rodrigues (1988) e Roas (2014), Gama-Khalil (2013) e Remo Ceserani (2006), fornecem a base para a discussão sobre o fantástico. França (2020) e Lovecraft (2017) embasam a discussão acerca do medo. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A coleta de dados se baseia na seleção e análise de passagens do romance. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o romance de Malerman apresenta características marcantes do fantástico e sua configuração como um modo, através da utilização de elementos sobrenaturais, e da construção do medo no cenário pós-apocalíptico, que são fundamentais para manter a ambiguidade e a incerteza, aspectos centrais na definição do fantástico. Este estudo, portanto, contribui para a compreensão do romance Bird box como uma obra significativa dentro do fantástico contemporâneo e sua relação com o medo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 05 - EXPLORING THE LANGUAGE OF SPECULATIVE FICTION" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID98_TB19_15082025202511.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAESLLY MACEDO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LAESLLY" "autor_email" => "laesllybiersack@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123109 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 98 "titulo" => "BIRD BOX: REVELANDO OS TRAÇOS DO FANTÁSTICO E DO MEDO NA NARRATIVA PÓS-APOCALÍPTICA DE JOSH MALERMAN" "resumo" => "Este artigo analisa a narrativa Bird box (2014), de Josh Malerman, sob a perspectiva da teoria do fantástico. O estudo tem como objetivo investigar como a narrativa de Malerman pode ser caracterizada uma obra dentro do contexto da literatura fantástica como modo. Na trama do romance Bird box, Malorie, personagem protagonista, vive em um cenário pós-apocalíptico em que criaturas invisíveis levam à insanidade quem as vê. Para sobreviver, ela e seus filhos precisam evitar qualquer contato visual, navegando em um ambiente de incerteza, desconfiança e medo. Partindo de reflexões sobre o fantástico na literatura e suas relações com o medo, busca-se analisar como as nuances do romance o caracterizam como uma obra fantástica. Os referenciais teóricos de estudiosos como Todorov (1970), Rodrigues (1988) e Roas (2014), Gama-Khalil (2013) e Remo Ceserani (2006), fornecem a base para a discussão sobre o fantástico. França (2020) e Lovecraft (2017) embasam a discussão acerca do medo. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A coleta de dados se baseia na seleção e análise de passagens do romance. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o romance de Malerman apresenta características marcantes do fantástico e sua configuração como um modo, através da utilização de elementos sobrenaturais, e da construção do medo no cenário pós-apocalíptico, que são fundamentais para manter a ambiguidade e a incerteza, aspectos centrais na definição do fantástico. Este estudo, portanto, contribui para a compreensão do romance Bird box como uma obra significativa dentro do fantástico contemporâneo e sua relação com o medo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 05 - EXPLORING THE LANGUAGE OF SPECULATIVE FICTION" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID98_TB19_15082025202511.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAESLLY MACEDO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LAESLLY" "autor_email" => "laesllybiersack@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }