Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I: USO DE TAREFAS MULTIMODAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123130
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I: USO DE TAREFAS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "Este trabalho se justifica pela necessidade de demonstrar a necessidade do emprego de materiais didáticos para a construção de saberes que estimulem o estudo de uma língua estrangeira. Por material didático, entende-se, artefatos materiais que são comumente utilizados em diversos ambientes de ensino. A aprendizagem de uma nova língua, especialmente no início de um curso de graduação, apresenta desafios. Com isso, se exige o emprego de metodologias inovadoras como, por exemplo, a elaboração de tarefas relacionadas à produção de textos multimodais. O objetivo desta pesquisa é analisar quatro atividades elaboradas no âmbito da disciplina Língua Espanhola I, ministrada no semestre 2025.1 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco na utilização de tarefas multimodais como estratégia didática. As atividades foram selecionadas e empregadas devido seu potencial reflexivo, expressivo, visual e digital. As atividades compreendem: mural de apresentação digital, nuvem de palavras, mapa mental e infográfico. Essa pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa, fundamentada em referenciais teóricos sobre material didático e ensino reflexivo (Lucas, 2008; 2016; Silva, 2019), multimodalidade (Kress, 2006; 2010) e letramento multimodal (Pinheiro, 2016; Barbosa, 2017). A proposta visa refletir sobre o papel do material didático como foco na utilização de recursos multimodais como instrumento de mediação entre docentes e discentes, ampliando as possibilidades de aprendizagem e promovendo a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID108_TB48_25082025225614.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VITÓRIA SOUSA DE ARAUJO/BEKS VITT"
    "autor_nome_curto" => "Beks Vitt"
    "autor_email" => "rebecavsaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123130
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I: USO DE TAREFAS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "Este trabalho se justifica pela necessidade de demonstrar a necessidade do emprego de materiais didáticos para a construção de saberes que estimulem o estudo de uma língua estrangeira. Por material didático, entende-se, artefatos materiais que são comumente utilizados em diversos ambientes de ensino. A aprendizagem de uma nova língua, especialmente no início de um curso de graduação, apresenta desafios. Com isso, se exige o emprego de metodologias inovadoras como, por exemplo, a elaboração de tarefas relacionadas à produção de textos multimodais. O objetivo desta pesquisa é analisar quatro atividades elaboradas no âmbito da disciplina Língua Espanhola I, ministrada no semestre 2025.1 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco na utilização de tarefas multimodais como estratégia didática. As atividades foram selecionadas e empregadas devido seu potencial reflexivo, expressivo, visual e digital. As atividades compreendem: mural de apresentação digital, nuvem de palavras, mapa mental e infográfico. Essa pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa, fundamentada em referenciais teóricos sobre material didático e ensino reflexivo (Lucas, 2008; 2016; Silva, 2019), multimodalidade (Kress, 2006; 2010) e letramento multimodal (Pinheiro, 2016; Barbosa, 2017). A proposta visa refletir sobre o papel do material didático como foco na utilização de recursos multimodais como instrumento de mediação entre docentes e discentes, ampliando as possibilidades de aprendizagem e promovendo a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID108_TB48_25082025225614.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VITÓRIA SOUSA DE ARAUJO/BEKS VITT"
    "autor_nome_curto" => "Beks Vitt"
    "autor_email" => "rebecavsaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este trabalho se justifica pela necessidade de demonstrar a necessidade do emprego de materiais didáticos para a construção de saberes que estimulem o estudo de uma língua estrangeira. Por material didático, entende-se, artefatos materiais que são comumente utilizados em diversos ambientes de ensino. A aprendizagem de uma nova língua, especialmente no início de um curso de graduação, apresenta desafios. Com isso, se exige o emprego de metodologias inovadoras como, por exemplo, a elaboração de tarefas relacionadas à produção de textos multimodais. O objetivo desta pesquisa é analisar quatro atividades elaboradas no âmbito da disciplina Língua Espanhola I, ministrada no semestre 2025.1 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco na utilização de tarefas multimodais como estratégia didática. As atividades foram selecionadas e empregadas devido seu potencial reflexivo, expressivo, visual e digital. As atividades compreendem: mural de apresentação digital, nuvem de palavras, mapa mental e infográfico. Essa pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa, fundamentada em referenciais teóricos sobre material didático e ensino reflexivo (Lucas, 2008; 2016; Silva, 2019), multimodalidade (Kress, 2006; 2010) e letramento multimodal (Pinheiro, 2016; Barbosa, 2017). A proposta visa refletir sobre o papel do material didático como foco na utilização de recursos multimodais como instrumento de mediação entre docentes e discentes, ampliando as possibilidades de aprendizagem e promovendo a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.