TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123426 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" "resumo" => "A geodiversidade refere-se à variedade de elementos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos que compõem a superfície terrestre e suas interações. Esse conceito engloba rochas, minerais, fósseis, solos, formas de relevo, processos geológicos e recursos hídricos. O ensino da geodiversidade na educação básica é essencial para conectar os estudantes ao seu ambiente, despertando o interesse pelas ciências da Terra e incentivando a conservação ambiental. Dessa forma, contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de desenvolver estratégias e ações para mitigar problemas ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnologias, dentre as quais pode-se citar o Storyboard That, Canva, Google Forms e Mentimeter como ferramenta para o ensino da geodiversidade nas escolas do Maranhão, tanto para auxiliar professores quanto para o desenvolvimento dos alunos. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica baseada na pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório visando aprofundar a compreensão sobre o tema. Além disso, foram avaliadas as ferramentas disponíveis na internet sobre a temática, seguindo a metodologia de Vasconcelos e Souto (2003) e Badzinski e Hermel (2015). A análise considerou aspectos como temáticas que poderão ser abordadas, qualidade do texto e das imagens, linguagem dos conteúdos, bem como a funcionalidade da ferramenta (se serve como material de consulta, simulador, vídeo ou animação). Os resultados apontam a importância das ferramentas tecnológicas para o ensino da geodiversidade do Maranhão, elas são fundamentais para tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível. As ferramentas analisadas demonstraram que podem contribuir para a compreensão do tema, potencializar o pensamento espacial crítico dos alunos e favorecer uma aprendizagem ativa e significativa, reforçando a importância das tecnologias digitais no ensino das geociências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID677_TB313_05072025125700.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONES DIAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "RONES" "autor_email" => "rones.abreu@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123426 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" "resumo" => "A geodiversidade refere-se à variedade de elementos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos que compõem a superfície terrestre e suas interações. Esse conceito engloba rochas, minerais, fósseis, solos, formas de relevo, processos geológicos e recursos hídricos. O ensino da geodiversidade na educação básica é essencial para conectar os estudantes ao seu ambiente, despertando o interesse pelas ciências da Terra e incentivando a conservação ambiental. Dessa forma, contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de desenvolver estratégias e ações para mitigar problemas ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnologias, dentre as quais pode-se citar o Storyboard That, Canva, Google Forms e Mentimeter como ferramenta para o ensino da geodiversidade nas escolas do Maranhão, tanto para auxiliar professores quanto para o desenvolvimento dos alunos. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica baseada na pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório visando aprofundar a compreensão sobre o tema. Além disso, foram avaliadas as ferramentas disponíveis na internet sobre a temática, seguindo a metodologia de Vasconcelos e Souto (2003) e Badzinski e Hermel (2015). A análise considerou aspectos como temáticas que poderão ser abordadas, qualidade do texto e das imagens, linguagem dos conteúdos, bem como a funcionalidade da ferramenta (se serve como material de consulta, simulador, vídeo ou animação). Os resultados apontam a importância das ferramentas tecnológicas para o ensino da geodiversidade do Maranhão, elas são fundamentais para tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível. As ferramentas analisadas demonstraram que podem contribuir para a compreensão do tema, potencializar o pensamento espacial crítico dos alunos e favorecer uma aprendizagem ativa e significativa, reforçando a importância das tecnologias digitais no ensino das geociências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID677_TB313_05072025125700.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONES DIAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "RONES" "autor_email" => "rones.abreu@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }