MAQUETES DE RELEVO COM QGIS: TUTORIAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123534 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 193 "titulo" => "MAQUETES DE RELEVO COM QGIS: TUTORIAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo servir como um tutorial para a elaboração de maquetes de relevo utilizando as curvas de nível geradas no QGIS, aplicáveis a qualquer localidade do Brasil. Dessa forma, o próprio professor pode determinar a área de estudo, as equidistâncias a serem trabalhadas e trazer para a realidade do aluno os conteúdos geomorfológicos a serem trabalhados, como foi feito neste trabalho, focando na Serra de Itabaiana. Sua formação deu-se a partir da erosão diferencial de um antigo domo batólito, onde as rochas mais resistentes permaneceram na paisagem geomorfológica enquanto as menos resistentes foram removidas por processos erosivos. Esse relevo expressivo, de fácil associação pelos alunos da região, foi escolhido como referência para a construção da maquete. Com o auxílio de geotecnologias, especialmente o software QGIS, foram geradas curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE) obtido no site TOPODATA. A imagem foi processada para gerar contornos com equidistância adequada à variação do relevo local. A partir dessas curvas, foi confeccionada manualmente uma maquete tridimensional, com recorte de camadas sucessivas de papel, representando as altitudes e formas do terreno. O uso das geotecnologias neste processo permite associar práticas digitais ao desenvolvimento de recursos didáticos físicos, favorecendo a compreensão espacial de forma integrada. A proposta ainda encontra-se em fase inicial, tendo sido testada de forma pontual com alunos do Ensino Básico. Embora não tenha sido possível mensurar com precisão os efeitos sobre a aprendizagem, a experiência demonstrou potencial para despertar o interesse dos estudantes e enriquecer o processo de ensino. A maquete torna possível visualizar e compreender de forma mais elucidativa os aspectos do relevo e sua representação cartográfica, oferecendo uma abordagem interativa que relaciona elementos da paisagem local com conceitos cartográficos, facilitando a compreensão de temas mais abstratos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID193_TB461_23072025161709.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANTOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FEITOSA" "autor_email" => "felipesantosfeitosa0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123534 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 193 "titulo" => "MAQUETES DE RELEVO COM QGIS: TUTORIAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo servir como um tutorial para a elaboração de maquetes de relevo utilizando as curvas de nível geradas no QGIS, aplicáveis a qualquer localidade do Brasil. Dessa forma, o próprio professor pode determinar a área de estudo, as equidistâncias a serem trabalhadas e trazer para a realidade do aluno os conteúdos geomorfológicos a serem trabalhados, como foi feito neste trabalho, focando na Serra de Itabaiana. Sua formação deu-se a partir da erosão diferencial de um antigo domo batólito, onde as rochas mais resistentes permaneceram na paisagem geomorfológica enquanto as menos resistentes foram removidas por processos erosivos. Esse relevo expressivo, de fácil associação pelos alunos da região, foi escolhido como referência para a construção da maquete. Com o auxílio de geotecnologias, especialmente o software QGIS, foram geradas curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE) obtido no site TOPODATA. A imagem foi processada para gerar contornos com equidistância adequada à variação do relevo local. A partir dessas curvas, foi confeccionada manualmente uma maquete tridimensional, com recorte de camadas sucessivas de papel, representando as altitudes e formas do terreno. O uso das geotecnologias neste processo permite associar práticas digitais ao desenvolvimento de recursos didáticos físicos, favorecendo a compreensão espacial de forma integrada. A proposta ainda encontra-se em fase inicial, tendo sido testada de forma pontual com alunos do Ensino Básico. Embora não tenha sido possível mensurar com precisão os efeitos sobre a aprendizagem, a experiência demonstrou potencial para despertar o interesse dos estudantes e enriquecer o processo de ensino. A maquete torna possível visualizar e compreender de forma mais elucidativa os aspectos do relevo e sua representação cartográfica, oferecendo uma abordagem interativa que relaciona elementos da paisagem local com conceitos cartográficos, facilitando a compreensão de temas mais abstratos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID193_TB461_23072025161709.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANTOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FEITOSA" "autor_email" => "felipesantosfeitosa0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }