Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

UM DIVISOR DE ÁGUAS DA VIDA NARRADA: O MOMENTO-CHARNEIRA DA TRAJETÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE FORTALEZA/CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124038
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "UM DIVISOR DE ÁGUAS DA VIDA NARRADA: O MOMENTO-CHARNEIRA DA TRAJETÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado e visa analisar como o conceito “momento-charneira” marca a trajetória pessoal e profissional de professoras/professores de Geografia da educação básica de Fortaleza, gerando reverberações no seu processo identitário. Para tanto, adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida, o dispositivo das narrativas (auto)biográficas orais a partir de entrevistas narrativas e o método de análise da compreensão cênica. Realizou uma revisão bibliográfica centrada nos eixos: ensino de Geografia, formação de professores e pesquisa (auto)biográficas. O universo de pesquisa corresponde a duas professoras de escolas municipais, um professor de escola municipal e um professor de escola estadual, de modo que todos atuam no município de Fortaleza. A análise das narrativas, em diálogo com os referenciais teóricos, permitiu refletir que os momentos-charneira são individuais e caracterizam-se pela singularidade da história de vida de cada um(a). Todavia, propiciam lentes analíticas profícuas para a investigação de um objeto social, qual seja: a constituição da identidade docente. Nesse sentido, reconhecer momentos-charneira que representam o divisor de águas no itinerário de vida pessoal e profissional de professores significa considerar o paradigma do sensível expresso pela abordagem (auto)biográfica para também se pensar cientificamente acerca de como os professores de Geografia se (auto)formam ao longo de sua caminhada existencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1092_TB13_15092025164827.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA SABBADO MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "victoriasabbado@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124038
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "UM DIVISOR DE ÁGUAS DA VIDA NARRADA: O MOMENTO-CHARNEIRA DA TRAJETÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado e visa analisar como o conceito “momento-charneira” marca a trajetória pessoal e profissional de professoras/professores de Geografia da educação básica de Fortaleza, gerando reverberações no seu processo identitário. Para tanto, adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida, o dispositivo das narrativas (auto)biográficas orais a partir de entrevistas narrativas e o método de análise da compreensão cênica. Realizou uma revisão bibliográfica centrada nos eixos: ensino de Geografia, formação de professores e pesquisa (auto)biográficas. O universo de pesquisa corresponde a duas professoras de escolas municipais, um professor de escola municipal e um professor de escola estadual, de modo que todos atuam no município de Fortaleza. A análise das narrativas, em diálogo com os referenciais teóricos, permitiu refletir que os momentos-charneira são individuais e caracterizam-se pela singularidade da história de vida de cada um(a). Todavia, propiciam lentes analíticas profícuas para a investigação de um objeto social, qual seja: a constituição da identidade docente. Nesse sentido, reconhecer momentos-charneira que representam o divisor de águas no itinerário de vida pessoal e profissional de professores significa considerar o paradigma do sensível expresso pela abordagem (auto)biográfica para também se pensar cientificamente acerca de como os professores de Geografia se (auto)formam ao longo de sua caminhada existencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1092_TB13_15092025164827.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA SABBADO MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "victoriasabbado@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado e visa analisar como o conceito “momento-charneira” marca a trajetória pessoal e profissional de professoras/professores de Geografia da educação básica de Fortaleza, gerando reverberações no seu processo identitário. Para tanto, adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida, o dispositivo das narrativas (auto)biográficas orais a partir de entrevistas narrativas e o método de análise da compreensão cênica. Realizou uma revisão bibliográfica centrada nos eixos: ensino de Geografia, formação de professores e pesquisa (auto)biográficas. O universo de pesquisa corresponde a duas professoras de escolas municipais, um professor de escola municipal e um professor de escola estadual, de modo que todos atuam no município de Fortaleza. A análise das narrativas, em diálogo com os referenciais teóricos, permitiu refletir que os momentos-charneira são individuais e caracterizam-se pela singularidade da história de vida de cada um(a). Todavia, propiciam lentes analíticas profícuas para a investigação de um objeto social, qual seja: a constituição da identidade docente. Nesse sentido, reconhecer momentos-charneira que representam o divisor de águas no itinerário de vida pessoal e profissional de professores significa considerar o paradigma do sensível expresso pela abordagem (auto)biográfica para também se pensar cientificamente acerca de como os professores de Geografia se (auto)formam ao longo de sua caminhada existencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.