GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA NA UAB/UECE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124699 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 318 "titulo" => "GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA NA UAB/UECE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A educação a distância (EaD) tem se destacado no Brasil como um instrumento fundamental para a democratização do ensino superior. A criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem sido essencial para a formação docente, especialmente em regiões interioranas com pouca oferta de educação presencial. Nesse contexto, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a UAB, oferta cursos de Graduação em Geografia para atender à demanda por professores qualificados no Estado. Adotamos uma abordagem prospectiva, analisando o avanço da EaD no Brasil e no Ceará, com foco na formação docente e nas práticas pedagógicas nos cursos de Geografia da UAB/UECE. Além disso, busca relatar a experiência do autor como Tutor Presencial e Professor Formador, refletindo sobre os desafios e oportunidades desse modelo de ensino. Para alcançar seus objetivos, a investigação utiliza uma abordagem qualitativa baseada em revisão de literatura e análise temática da EaD. A pesquisa exploratória possibilita uma descrição detalhada da evolução da EaD no Brasil e no Ceará, permitindo um aprofundamento das concepções sobre a formação docente. O relato de experiência está dividido em dois capítulos: o primeiro discute o ensino a distância no Brasil e no Ceará, além da inserção da UECE. O segundo capítulo, apresenta a trajetória do autor no curso de Geografia da UAB/UECE, abordando os desafios enfrentados e sugerindo melhorias para a qualificação dos docentes. O presente trabalho busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre EaD, como política pública que incentivem a capacitação de professores para a educação básica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID318_TB1486_03112025214050.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL ARAÚJO" "autor_email" => "samuelaraujo1983@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124699 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 318 "titulo" => "GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA NA UAB/UECE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A educação a distância (EaD) tem se destacado no Brasil como um instrumento fundamental para a democratização do ensino superior. A criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem sido essencial para a formação docente, especialmente em regiões interioranas com pouca oferta de educação presencial. Nesse contexto, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a UAB, oferta cursos de Graduação em Geografia para atender à demanda por professores qualificados no Estado. Adotamos uma abordagem prospectiva, analisando o avanço da EaD no Brasil e no Ceará, com foco na formação docente e nas práticas pedagógicas nos cursos de Geografia da UAB/UECE. Além disso, busca relatar a experiência do autor como Tutor Presencial e Professor Formador, refletindo sobre os desafios e oportunidades desse modelo de ensino. Para alcançar seus objetivos, a investigação utiliza uma abordagem qualitativa baseada em revisão de literatura e análise temática da EaD. A pesquisa exploratória possibilita uma descrição detalhada da evolução da EaD no Brasil e no Ceará, permitindo um aprofundamento das concepções sobre a formação docente. O relato de experiência está dividido em dois capítulos: o primeiro discute o ensino a distância no Brasil e no Ceará, além da inserção da UECE. O segundo capítulo, apresenta a trajetória do autor no curso de Geografia da UAB/UECE, abordando os desafios enfrentados e sugerindo melhorias para a qualificação dos docentes. O presente trabalho busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre EaD, como política pública que incentivem a capacitação de professores para a educação básica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID318_TB1486_03112025214050.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL ARAÚJO" "autor_email" => "samuelaraujo1983@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }