RAÍZES DO CORONELISMO: COMO O PASSADO MOLDA O SEXISMO NAS ESCOLAS DE GOIÁS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124230 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "RAÍZES DO CORONELISMO: COMO O PASSADO MOLDA O SEXISMO NAS ESCOLAS DE GOIÁS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos do coronelismo na formação educacional das mulheres em Goiás, revelando como esse sistema de poder consolidado entre os séculos XIX e XX moldou e perpetuou desigualdades de gênero nas instituições escolares. Utilizando como base teórica o pensamento feminista e sociológico, o trabalho busca compreender como as estruturas patriarcais, herdadas do passado, continuam a influenciar a forma como meninas e mulheres vivenciam a educação no presente. A partir das reflexões de autoras como Simone de Beauvoir, Suely Rolnik e Martha Medeiros, é possível perceber que o silenciamento, a exclusão e a submissão feminina foram — e ainda são — reforçados por uma cultura conservadora que naturaliza a desigualdade de gênero como parte da normalidade social. Neste contexto, a escola, enquanto espaço formador de identidades e valores, tornou-se também reprodutora de estereótipos de gênero. A pesquisa, portanto, parte da indagação sobre como o sistema coronelista moldou o acesso e a permanência das mulheres na educação, quais foram os desafios e conquistas que marcaram essa trajetória e de que maneira o movimento feminista tem atuado na desconstrução do sexismo escolar. A análise busca lançar luz sobre as raízes históricas da opressão de gênero em Goiás e apontar caminhos para a construção de uma educação verdadeiramente emancipadora e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID55_TB396_14092025212252.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS PIANI RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PIANI" "autor_email" => "jessicarpiani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124230 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "RAÍZES DO CORONELISMO: COMO O PASSADO MOLDA O SEXISMO NAS ESCOLAS DE GOIÁS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos do coronelismo na formação educacional das mulheres em Goiás, revelando como esse sistema de poder consolidado entre os séculos XIX e XX moldou e perpetuou desigualdades de gênero nas instituições escolares. Utilizando como base teórica o pensamento feminista e sociológico, o trabalho busca compreender como as estruturas patriarcais, herdadas do passado, continuam a influenciar a forma como meninas e mulheres vivenciam a educação no presente. A partir das reflexões de autoras como Simone de Beauvoir, Suely Rolnik e Martha Medeiros, é possível perceber que o silenciamento, a exclusão e a submissão feminina foram — e ainda são — reforçados por uma cultura conservadora que naturaliza a desigualdade de gênero como parte da normalidade social. Neste contexto, a escola, enquanto espaço formador de identidades e valores, tornou-se também reprodutora de estereótipos de gênero. A pesquisa, portanto, parte da indagação sobre como o sistema coronelista moldou o acesso e a permanência das mulheres na educação, quais foram os desafios e conquistas que marcaram essa trajetória e de que maneira o movimento feminista tem atuado na desconstrução do sexismo escolar. A análise busca lançar luz sobre as raízes históricas da opressão de gênero em Goiás e apontar caminhos para a construção de uma educação verdadeiramente emancipadora e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID55_TB396_14092025212252.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS PIANI RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PIANI" "autor_email" => "jessicarpiani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }