REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER E ENSINAR DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124084 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 907 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER E ENSINAR DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao saber e ao ensinar por professores de Geografia da Educação Básica, à luz da teoria da relação com o saber, desenvolvida por Bernard Charlot. Partindo da premissa de que a prática docente é atravessada por dimensões subjetivas, sociais e institucionais, a pesquisa busca refletir sobre como os docentes se mobilizam para ensinar em contextos escolares contemporâneos, de forma a levantar questões pertinentes ao cotidiano do exercício docente e a realidade educacional atual, as quais evidenciam a relação com o saber desses professores. Trata-se de uma investigação em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A etapa atual concentra-se na revisão de literatura, com destaque para os aportes teóricos de Charlot (2005, 2008, 2012, 2014), Zanette (2019) e Batista (2020), que abordam a prática docente, os sentidos atribuídos ao ensinar e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza bibliográfica, apresentando neste momento reflexões referentes a parte da revisão de literatura sobre o tema. Além disso, há previsão de aplicação empírica futura por meio de questionários e grupos focais com professores de Geografia. O estudo busca contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o trabalho docente, evidenciando perspectivas atuais sobre o exercício profissional do docente de Geografia e sobre a mobilização dos professores para ensinar diante dos desafios contemporâneos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID907_TB104_16092025062530.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE SELZLER" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE" "autor_email" => "anaselzler@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124084 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 907 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER E ENSINAR DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao saber e ao ensinar por professores de Geografia da Educação Básica, à luz da teoria da relação com o saber, desenvolvida por Bernard Charlot. Partindo da premissa de que a prática docente é atravessada por dimensões subjetivas, sociais e institucionais, a pesquisa busca refletir sobre como os docentes se mobilizam para ensinar em contextos escolares contemporâneos, de forma a levantar questões pertinentes ao cotidiano do exercício docente e a realidade educacional atual, as quais evidenciam a relação com o saber desses professores. Trata-se de uma investigação em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A etapa atual concentra-se na revisão de literatura, com destaque para os aportes teóricos de Charlot (2005, 2008, 2012, 2014), Zanette (2019) e Batista (2020), que abordam a prática docente, os sentidos atribuídos ao ensinar e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza bibliográfica, apresentando neste momento reflexões referentes a parte da revisão de literatura sobre o tema. Além disso, há previsão de aplicação empírica futura por meio de questionários e grupos focais com professores de Geografia. O estudo busca contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o trabalho docente, evidenciando perspectivas atuais sobre o exercício profissional do docente de Geografia e sobre a mobilização dos professores para ensinar diante dos desafios contemporâneos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID907_TB104_16092025062530.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE SELZLER" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE" "autor_email" => "anaselzler@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }