AS CONSTANTES “REFORMAS” NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS IMPACTOS SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DAS LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
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A partir de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa documental e bibliográfica, busca-se compreender como as resoluções CNE/CP nº 2/2019 e nº 4/2024 — desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação — afetam a organização curricular e os fundamentos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Geografia. A investigação está centrada na análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e dos Planos de Curso (PCs), observando o alinhamento (ou não) às diretrizes normativas mais recentes. Os dados iniciais evidenciam um cenário preocupante: apenas 67,9% dos professores de Geografia no ensino médio paulista possuem formação adequada na área, enquanto a carga horária do componente Geografia nas escolas estaduais sofreu redução de 25%, dentro de um contexto mais amplo de desvalorização das Ciências Humanas. 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