Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O HOMEM COLETIVO SENTE A NECESSIDADE DE LUTAR: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O LUGAR DO CURSINHO POPULAR

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a formação docente em cursinhos pré-vestibulares populares, entendendo esses espaços como territórios educativos e políticos que contribuem para a constituição da identidade dos professores. A investigação parte da seguinte pergunta: como o cursinho popular influencia a formação do professor? A partir de uma abordagem qualitativa e do método (auto)biográfico, analisa-se a trajetória de professores em formação que atuam em projetos coletivos de educação popular voltados ao acesso ao ensino superior. O referencial teórico apoia-se na tríade autoformação, heteroformação e ecoformação, destacando a importância das experiências vividas, das trocas com os outros e da influência dos contextos na formação docente. Os cursinhos populares se mostram como espaços que rompem com a lógica tradicional do ensino, promovendo práticas pedagógicas críticas, contextualizadas e socialmente comprometidas. Os resultados evidenciam que a vivência nesses espaços fortalece a autonomia, o engajamento político e a consciência social dos professores, ao mesmo tempo em que desafia os modelos convencionais de formação docente. A experiência aponta ainda para a necessidade de valorização dos espaços educativos não formais como parte legítima do percurso formativo docente, especialmente aqueles ancorados na educação popular.

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