FACE E INTERFACE DA TERRITORIALIDADE DO CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124130 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "FACE E INTERFACE DA TERRITORIALIDADE DO CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho constitui um estudo acerca do currículo oculto e do ensino de Geografia, com aplicação na Escola Estadual Castro Alves, localizada em Santa Fé do Araguaia, no norte do estado do Tocantins. O objetivo central é analisar os contextos sociais vivenciados pelos alunos e suas territorialidades, propondo uma abordagem sobre a relação territorial e a concretização do currículo oculto no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, apoiada em teóricos críticos do currículo que investigam a atuação do currículo oculto. Entende-se que o currículo, como diretriz do sistema educacional, estabelece antecipadamente uma lógica reprodutivista das relações sociais hegemônicas, e que o ensino de Geografia, enquanto componente curricular, deve atuar na construção e interlocução entre os diferentes currículos. Nesse sentido, quais são os impactos do currículo oculto na educação? E quais são seus desafios na mediação do processo de ensino e aprendizagem? A partir da análise das informações coletadas, busca-se identificar os territórios e as formas de manifestação do currículo oculto, bem como os fatores que contribuem de maneira decisiva para a sua efetivação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1620_TB181_16092025200655.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERASMO CARLOS DE LIMA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ERASMO CARLOS" "autor_email" => "erasmo.conceicao@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124130 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "FACE E INTERFACE DA TERRITORIALIDADE DO CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho constitui um estudo acerca do currículo oculto e do ensino de Geografia, com aplicação na Escola Estadual Castro Alves, localizada em Santa Fé do Araguaia, no norte do estado do Tocantins. O objetivo central é analisar os contextos sociais vivenciados pelos alunos e suas territorialidades, propondo uma abordagem sobre a relação territorial e a concretização do currículo oculto no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, apoiada em teóricos críticos do currículo que investigam a atuação do currículo oculto. Entende-se que o currículo, como diretriz do sistema educacional, estabelece antecipadamente uma lógica reprodutivista das relações sociais hegemônicas, e que o ensino de Geografia, enquanto componente curricular, deve atuar na construção e interlocução entre os diferentes currículos. Nesse sentido, quais são os impactos do currículo oculto na educação? E quais são seus desafios na mediação do processo de ensino e aprendizagem? A partir da análise das informações coletadas, busca-se identificar os territórios e as formas de manifestação do currículo oculto, bem como os fatores que contribuem de maneira decisiva para a sua efetivação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1620_TB181_16092025200655.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERASMO CARLOS DE LIMA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ERASMO CARLOS" "autor_email" => "erasmo.conceicao@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }