PRODUÇÃO DO ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, FORTALEZA/CE
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124197 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "PRODUÇÃO DO ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, FORTALEZA/CE" "resumo" => "O desenvolvimento deste trabalho busca analisar, dentro da perspectiva da geografia urbana, algumas das formas de representações espaciais que os estudantes da Escola Municipal Santa Maria, localizada no bairro Henrique Jorge, periferia de Fortaleza. A base teórica-metodológica está assentada as ideias lefebvrianas, as quais permearão algumas das hipóteses de investigação. Nesse sentido, pretende-se discutir o centro da cidade de Fortaleza e a periferia em que está situado o bairro Henrique Jorge, observando os principais agentes transformadores e que (re)produzem esses espaços e, além disso, compreender como os estudantes representam as contradições desta metrópole. Torna-se relevante entender que a produção do espaço é um processo cheio de contradições, seguindo uma lógica dialética, que acaba por acirrar muitas das questões de classe, dentro da uma sociedade que se materializam desigualdades sociais. Assim, as representações espaciais elaboradas pelos estudantes da escola contribuirão para uma melhor compreensão da produção do espaço, fundamentalmente a partir da dimensão do vivido. Nesse seguimento, as temáticas da geografia escolar também estarão presentes, auxiliando, paralelamente, as estratégias e reflexões sobre o ensino-aprendizado e a participação estudantil, em uma visão crítica de mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1574_TB308_20102025092139.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELO ALBERTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO ALBERTO" "autor_email" => "marceloalberto@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124197 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "PRODUÇÃO DO ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, FORTALEZA/CE" "resumo" => "O desenvolvimento deste trabalho busca analisar, dentro da perspectiva da geografia urbana, algumas das formas de representações espaciais que os estudantes da Escola Municipal Santa Maria, localizada no bairro Henrique Jorge, periferia de Fortaleza. A base teórica-metodológica está assentada as ideias lefebvrianas, as quais permearão algumas das hipóteses de investigação. Nesse sentido, pretende-se discutir o centro da cidade de Fortaleza e a periferia em que está situado o bairro Henrique Jorge, observando os principais agentes transformadores e que (re)produzem esses espaços e, além disso, compreender como os estudantes representam as contradições desta metrópole. Torna-se relevante entender que a produção do espaço é um processo cheio de contradições, seguindo uma lógica dialética, que acaba por acirrar muitas das questões de classe, dentro da uma sociedade que se materializam desigualdades sociais. Assim, as representações espaciais elaboradas pelos estudantes da escola contribuirão para uma melhor compreensão da produção do espaço, fundamentalmente a partir da dimensão do vivido. Nesse seguimento, as temáticas da geografia escolar também estarão presentes, auxiliando, paralelamente, as estratégias e reflexões sobre o ensino-aprendizado e a participação estudantil, em uma visão crítica de mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1574_TB308_20102025092139.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELO ALBERTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO ALBERTO" "autor_email" => "marceloalberto@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }