Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

IDENTIFICAR, PERCEBER, EDUCAR PARA REDUZIR E RESISTIR: MAPEAMENTO COLABORATIVO DE ÁREAS DE RISCO SOCIOAMBIENTAL ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ, RJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124154
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "IDENTIFICAR, PERCEBER, EDUCAR PARA REDUZIR E RESISTIR: MAPEAMENTO COLABORATIVO DE ÁREAS DE RISCO SOCIOAMBIENTAL ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ, RJ"
    "resumo" => "A temática da pesquisa consiste na construção do raciocínio geográfico por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental diante dos desastres socioambientais ocorridos no município de Maricá, como inundações e deslizamentos em decorrência das chuvas de verão. Situando o recorte espacial, Maricá é um município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro distante por 60km da Capital Fluminense contando atualmente com uma população absoluta de 161 mil habitantes. Maricá vem apresentando nas últimas décadas um crescimento populacional considerável. A escola onde atuo está localizada no centro de Maricá, recebendo estudantes de vários bairros do município. Por dois anos seguidos a escola onde a pesquisa está centrada teve as aulas suspensas porque o espaço da escola foi utilizado para como ponto de apoio para as famílias desalojadas em decorrência dos desastres socioambientais, no qual alguns alunos foram atingidos. Para que os alunos construam o raciocínio geográfico, se faz necessário uma sequência didática incluindo o mapeamento colaborativo de áreas de risco hidrológico e geológico na bacia hidrográfica do Rio Ubatiba, conceituação de desastres e riscos e identificação das áreas de risco no entorno da escola através do Mapeamento Colaborativo no Google Maps."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1349_TB221_14092025163339.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE SOUZA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO"
    "autor_email" => "geotadrigues@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124154
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "IDENTIFICAR, PERCEBER, EDUCAR PARA REDUZIR E RESISTIR: MAPEAMENTO COLABORATIVO DE ÁREAS DE RISCO SOCIOAMBIENTAL ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ, RJ"
    "resumo" => "A temática da pesquisa consiste na construção do raciocínio geográfico por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental diante dos desastres socioambientais ocorridos no município de Maricá, como inundações e deslizamentos em decorrência das chuvas de verão. Situando o recorte espacial, Maricá é um município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro distante por 60km da Capital Fluminense contando atualmente com uma população absoluta de 161 mil habitantes. Maricá vem apresentando nas últimas décadas um crescimento populacional considerável. A escola onde atuo está localizada no centro de Maricá, recebendo estudantes de vários bairros do município. Por dois anos seguidos a escola onde a pesquisa está centrada teve as aulas suspensas porque o espaço da escola foi utilizado para como ponto de apoio para as famílias desalojadas em decorrência dos desastres socioambientais, no qual alguns alunos foram atingidos. Para que os alunos construam o raciocínio geográfico, se faz necessário uma sequência didática incluindo o mapeamento colaborativo de áreas de risco hidrológico e geológico na bacia hidrográfica do Rio Ubatiba, conceituação de desastres e riscos e identificação das áreas de risco no entorno da escola através do Mapeamento Colaborativo no Google Maps."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1349_TB221_14092025163339.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE SOUZA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO"
    "autor_email" => "geotadrigues@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A temática da pesquisa consiste na construção do raciocínio geográfico por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental diante dos desastres socioambientais ocorridos no município de Maricá, como inundações e deslizamentos em decorrência das chuvas de verão. Situando o recorte espacial, Maricá é um município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro distante por 60km da Capital Fluminense contando atualmente com uma população absoluta de 161 mil habitantes. Maricá vem apresentando nas últimas décadas um crescimento populacional considerável. A escola onde atuo está localizada no centro de Maricá, recebendo estudantes de vários bairros do município. Por dois anos seguidos a escola onde a pesquisa está centrada teve as aulas suspensas porque o espaço da escola foi utilizado para como ponto de apoio para as famílias desalojadas em decorrência dos desastres socioambientais, no qual alguns alunos foram atingidos. Para que os alunos construam o raciocínio geográfico, se faz necessário uma sequência didática incluindo o mapeamento colaborativo de áreas de risco hidrológico e geológico na bacia hidrográfica do Rio Ubatiba, conceituação de desastres e riscos e identificação das áreas de risco no entorno da escola através do Mapeamento Colaborativo no Google Maps.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.