Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

DIÁLOGOS E CONFLITOS ENTRE ESCOLA PÚBLICA E COLETIVOS CULTURAIS NA PERIFERIA DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata de duas experiências: as escolas públicas e os Coletivos Culturais da periferia de Cidade Tiradentes, leste da cidade de São Paulo em suas relações de diálogo, conflito e colaboração, acompanhando em detalhe a experiência do Centro de Educação Unificado (CEU) Inácio Monteiro e o projeto social “Love CT Skateboarding: Inclusão e Resgate” realizado pelo Coletivo Cultural Love CT, localizados no Conjunto Habitacional de Inácio Monteiro em Cidade Tiradentes. Como instrumento metodológico foi utilizada a observação participante e a realização de entrevistas para coleta e sistematização de dados qualitativos primários em uma perspectiva interdisciplinar entre geografia, educação e educação popular. Com isso, obteve-se como principais resultados: a compreensão de que a capilaridade das escolas públicas e dos Coletivos Culturais nas periferias paulistanas é uma característica fundamentalmente espacial com influências nos arranjos políticos, educacionais e culturais das periferias; as escolas e os Coletivos Culturais, embora imersos em contextos de contradição e conflito, são sujeitos cujas atuações capilarizadas são transformadoras nas periferias e, portanto, podem ter suas práticas ampliadas quando colocadas em colaboração mútua.

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