O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, BRASIL
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124193 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, BRASIL" "resumo" => "Considerando a importância e o direito humano à formação acadêmica e continuada docente para a atuação profissional em ambientes escolares e acadêmicos, bem como o dever do Estado em prover a formação continuada docente com enfoque na atuação profissional, mas também no âmbito da Pós-Graduação, surgem distintos programas formativos stricto senso, tanto no âmbito acadêmico, como no âmbito profissional. No tocante aos profissionais licenciados, há a especificidade de inserção em programas de Pós-Graduação Profissionais, a exemplo do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), consolidado em Rede Nacional, no Brasil, atuando em catorze Instituições de Ensino Superior (IES), as quais interagem mutuamente, em favor da promoção da formação continuada de professores e pesquisadores de Geografia. Nossa análise se dá a partir do Programa PROFGEO, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Campina Grande, situado no Estado da Paraíba, Brasil. Implantado no ano de 2021 na referida Instituição de Ensino Superior (IES), o Programa possui quatro turmas ingressas, sendo a primeira considerada egressa, e os resultados dos estudos e das pesquisas produzidos tem demonstrado um arcabouço de pesquisas e práticas docentes de professores da Educação Básica, os quais demonstram iniciativas importantes para repensar os caminhos da formação continuada docente no Brasil, assim como a necessidade da contínua expansão de cursos e quantitativo de vagas para a Pós-Graduação em Mestrado Profissionalizante em Geografia. Pretendemos investigar em que medida o PROFGEO contribui para o exercício da pesquisa científica, da reflexão acerca do ensino de Geografia partindo do entendimento das múltiplas metodologias no ensino e dos conteúdos significativos para os diferentes sujeitos presentes na escola. Os resultados demonstram a importância do Programa na formação continuada docente e no enfrentamento necessário ao Estado para o cumprimento da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID657_TB302_30102025230619.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANALDA DANTAS DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "IVANALDA" "autor_email" => "ivanalda.dantas@professor.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124193 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, BRASIL" "resumo" => "Considerando a importância e o direito humano à formação acadêmica e continuada docente para a atuação profissional em ambientes escolares e acadêmicos, bem como o dever do Estado em prover a formação continuada docente com enfoque na atuação profissional, mas também no âmbito da Pós-Graduação, surgem distintos programas formativos stricto senso, tanto no âmbito acadêmico, como no âmbito profissional. No tocante aos profissionais licenciados, há a especificidade de inserção em programas de Pós-Graduação Profissionais, a exemplo do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), consolidado em Rede Nacional, no Brasil, atuando em catorze Instituições de Ensino Superior (IES), as quais interagem mutuamente, em favor da promoção da formação continuada de professores e pesquisadores de Geografia. Nossa análise se dá a partir do Programa PROFGEO, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Campina Grande, situado no Estado da Paraíba, Brasil. Implantado no ano de 2021 na referida Instituição de Ensino Superior (IES), o Programa possui quatro turmas ingressas, sendo a primeira considerada egressa, e os resultados dos estudos e das pesquisas produzidos tem demonstrado um arcabouço de pesquisas e práticas docentes de professores da Educação Básica, os quais demonstram iniciativas importantes para repensar os caminhos da formação continuada docente no Brasil, assim como a necessidade da contínua expansão de cursos e quantitativo de vagas para a Pós-Graduação em Mestrado Profissionalizante em Geografia. Pretendemos investigar em que medida o PROFGEO contribui para o exercício da pesquisa científica, da reflexão acerca do ensino de Geografia partindo do entendimento das múltiplas metodologias no ensino e dos conteúdos significativos para os diferentes sujeitos presentes na escola. Os resultados demonstram a importância do Programa na formação continuada docente e no enfrentamento necessário ao Estado para o cumprimento da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID657_TB302_30102025230619.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANALDA DANTAS DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "IVANALDA" "autor_email" => "ivanalda.dantas@professor.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }