Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NARRATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO SOBRE A REGIÃO .

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A Amazônia brasileira é marcada por profundas mudanças estruturais nas últimas décadas, e se destaca pela conectividade regional e econômica. O crescimento demográfico na região foi marcadamente urbano, em que 70% da população passou a se concentrar em núcleos urbanos, tornando a Amazônia, nas palavras de Becker (2005), uma “floresta urbanizada”. O presente Trabalho é um estudo voltado para a análise de discurso sobre a Amazônia presente nos livros didáticos com foco nas representações, o qual é um conteúdo, que perpassa os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais 7ºAno, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Nesses livros, verifica-se grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diversos temas, essas imagens são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam, em especial da Amazônia. Para tanto, das 12 coleções aprovadas no PNLD, foram selecionadas 05 coleções mais escolhidas por professores(as) das escolas públicas de Macapá-AP. O Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos, ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material. Diante do exposto, a pesquisa delimita apresentar a análise feita de cinco coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental- Anos Finais 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, buscando identificar a representação da Amazônia. Destaca-se o problema central da proposta de estudo, o seguinte questionamento: a Amazônia é representada nas obras analisadas levando em considerações as diversidades e especificidade Amazônica? Como hipótese tem-se o entendimento da região amazônica estar sendo retratada de maneira simplificada, atrelada enquanto um território vasto, um grande vazio demográfico, área verde, pois muitos livros privilegiam a paisagem natural, relegando a segundo plano o humano, social, o cultural. Quanto à metodologia a presente proposta se caracteriza como sendo de cunho exploratório e qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.

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