A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NARRATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO SOBRE A REGIÃO .
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124614 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NARRATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO SOBRE A REGIÃO ." "resumo" => "A Amazônia brasileira é marcada por profundas mudanças estruturais nas últimas décadas, e se destaca pela conectividade regional e econômica. O crescimento demográfico na região foi marcadamente urbano, em que 70% da população passou a se concentrar em núcleos urbanos, tornando a Amazônia, nas palavras de Becker (2005), uma “floresta urbanizada”. O presente Trabalho é um estudo voltado para a análise de discurso sobre a Amazônia presente nos livros didáticos com foco nas representações, o qual é um conteúdo, que perpassa os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais 7ºAno, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Nesses livros, verifica-se grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diversos temas, essas imagens são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam, em especial da Amazônia. Para tanto, das 12 coleções aprovadas no PNLD, foram selecionadas 05 coleções mais escolhidas por professores(as) das escolas públicas de Macapá-AP. O Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos, ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material. Diante do exposto, a pesquisa delimita apresentar a análise feita de cinco coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental- Anos Finais 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, buscando identificar a representação da Amazônia. Destaca-se o problema central da proposta de estudo, o seguinte questionamento: a Amazônia é representada nas obras analisadas levando em considerações as diversidades e especificidade Amazônica? Como hipótese tem-se o entendimento da região amazônica estar sendo retratada de maneira simplificada, atrelada enquanto um território vasto, um grande vazio demográfico, área verde, pois muitos livros privilegiam a paisagem natural, relegando a segundo plano o humano, social, o cultural. Quanto à metodologia a presente proposta se caracteriza como sendo de cunho exploratório e qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 37: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1383_TB1282_20102025230725.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYSA" "autor_email" => "paulathaysa.estudos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124614 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NARRATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO SOBRE A REGIÃO ." "resumo" => "A Amazônia brasileira é marcada por profundas mudanças estruturais nas últimas décadas, e se destaca pela conectividade regional e econômica. O crescimento demográfico na região foi marcadamente urbano, em que 70% da população passou a se concentrar em núcleos urbanos, tornando a Amazônia, nas palavras de Becker (2005), uma “floresta urbanizada”. O presente Trabalho é um estudo voltado para a análise de discurso sobre a Amazônia presente nos livros didáticos com foco nas representações, o qual é um conteúdo, que perpassa os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais 7ºAno, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Nesses livros, verifica-se grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diversos temas, essas imagens são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam, em especial da Amazônia. Para tanto, das 12 coleções aprovadas no PNLD, foram selecionadas 05 coleções mais escolhidas por professores(as) das escolas públicas de Macapá-AP. O Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos, ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material. Diante do exposto, a pesquisa delimita apresentar a análise feita de cinco coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental- Anos Finais 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, buscando identificar a representação da Amazônia. Destaca-se o problema central da proposta de estudo, o seguinte questionamento: a Amazônia é representada nas obras analisadas levando em considerações as diversidades e especificidade Amazônica? Como hipótese tem-se o entendimento da região amazônica estar sendo retratada de maneira simplificada, atrelada enquanto um território vasto, um grande vazio demográfico, área verde, pois muitos livros privilegiam a paisagem natural, relegando a segundo plano o humano, social, o cultural. Quanto à metodologia a presente proposta se caracteriza como sendo de cunho exploratório e qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 37: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1383_TB1282_20102025230725.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYSA" "autor_email" => "paulathaysa.estudos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }