Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ANÁLISE FÍSICA DO SOLO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO APLICADO NO BIOMA CERRADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124239
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1365
    "titulo" => "ANÁLISE FÍSICA DO SOLO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO APLICADO NO BIOMA CERRADO"
    "resumo" => "Este estudo investiga as propriedades físicas do solo em duas áreas de cultivo no Colégio Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), em Jataí (GO), por meio de análises qualitativas. Destaca-se a importância do solo como recurso natural essencial e a relevância da física do solo na compreensão de seus processos internos e externos. O trabalho defende a necessidade de abordar esse tema desde a Educação Básica, utilizando metodologias ativas que envolvam os estudantes de forma prática e significativa. A pesquisa integra o projeto “Raízes do Amanhã”, que visa conscientizar sobre a preservação do Cerrado e promover práticas sustentáveis, aliando teoria e prática no ensino de Geografia Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1365_TB411_16092025151634.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia1cunha@ufj.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124239
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1365
    "titulo" => "ANÁLISE FÍSICA DO SOLO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO APLICADO NO BIOMA CERRADO"
    "resumo" => "Este estudo investiga as propriedades físicas do solo em duas áreas de cultivo no Colégio Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), em Jataí (GO), por meio de análises qualitativas. Destaca-se a importância do solo como recurso natural essencial e a relevância da física do solo na compreensão de seus processos internos e externos. O trabalho defende a necessidade de abordar esse tema desde a Educação Básica, utilizando metodologias ativas que envolvam os estudantes de forma prática e significativa. A pesquisa integra o projeto “Raízes do Amanhã”, que visa conscientizar sobre a preservação do Cerrado e promover práticas sustentáveis, aliando teoria e prática no ensino de Geografia Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 47: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1365_TB411_16092025151634.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia1cunha@ufj.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga as propriedades físicas do solo em duas áreas de cultivo no Colégio Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), em Jataí (GO), por meio de análises qualitativas. Destaca-se a importância do solo como recurso natural essencial e a relevância da física do solo na compreensão de seus processos internos e externos. O trabalho defende a necessidade de abordar esse tema desde a Educação Básica, utilizando metodologias ativas que envolvam os estudantes de forma prática e significativa. A pesquisa integra o projeto “Raízes do Amanhã”, que visa conscientizar sobre a preservação do Cerrado e promover práticas sustentáveis, aliando teoria e prática no ensino de Geografia Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.