ENTRE A SALA DE AULA E O TERREIRO: POR UMA GEOGRAFIA DECOLONIAL E AFRO-REFERENCIADA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124254 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 2055 "titulo" => "ENTRE A SALA DE AULA E O TERREIRO: POR UMA GEOGRAFIA DECOLONIAL E AFRO-REFERENCIADA" "resumo" => "A presente proposta de comunicação busca problematizar as ausências e silenciamentos da cultura afro-brasileira no ensino de Geografia no nível médio, com ênfase na potência da literatura de autoria negra como instrumento formativo e geograficamente significativo. Ao articular a sala de aula — espaço normativo e institucionalizado — com o terreiro — espaço ancestral, pedagógico e de resistência — propõe-se a construção de uma geografia comprometida com perspectivas decoloniais e epistemologias afro-referenciadas. Dialogando com Sueli Carneiro (2023), parte-se do entendimento de que o currículo escolar, ao negligenciar a história e as expressões culturais negras, reproduz lógicas de exclusão e violência simbólica. Assim, o trabalho inscreve-se no esforço teórico-político por uma educação antirracista, conforme defendem Nilma Lino Gomes (2017) e Lélia Gonzalez (2020), cujas contribuições são centrais para a compreensão da racialização dos espaços e das práticas escolares. A análise ancora-se também nos pressupostos da geografia cultural e fenomenológica, a partir de Paul Claval (2001) e Eric Dardel (2011), entendendo o espaço como construção simbólica e afetiva, o que permite reconhecer a literatura afro-brasileira como forma legítima de apropriação territorial e produção de saberes. A presença da Lei 10.639/03, embora normativa, ainda encontra entraves à sua efetivação, exigindo práticas docentes comprometidas com o enfrentamento das epistemologias hegemónicas. Em síntese, trata-se de pensar a educação geográfica como campo de disputa, em que a valorização das narrativas negras se apresenta como eixo fundamental para a construção de uma escola efetivamente plural, crítica e situada na complexidade da diversidade brasileira." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 01: GEOGRAFIA E DIVERSIDADE: GÊNEROS, SEXUALIDADES, ETNICIDADES E RACIALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2055_TB439_20102025115453.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BARROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO BARROS" "autor_email" => "marcelo.barroz98@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124254 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 2055 "titulo" => "ENTRE A SALA DE AULA E O TERREIRO: POR UMA GEOGRAFIA DECOLONIAL E AFRO-REFERENCIADA" "resumo" => "A presente proposta de comunicação busca problematizar as ausências e silenciamentos da cultura afro-brasileira no ensino de Geografia no nível médio, com ênfase na potência da literatura de autoria negra como instrumento formativo e geograficamente significativo. Ao articular a sala de aula — espaço normativo e institucionalizado — com o terreiro — espaço ancestral, pedagógico e de resistência — propõe-se a construção de uma geografia comprometida com perspectivas decoloniais e epistemologias afro-referenciadas. Dialogando com Sueli Carneiro (2023), parte-se do entendimento de que o currículo escolar, ao negligenciar a história e as expressões culturais negras, reproduz lógicas de exclusão e violência simbólica. Assim, o trabalho inscreve-se no esforço teórico-político por uma educação antirracista, conforme defendem Nilma Lino Gomes (2017) e Lélia Gonzalez (2020), cujas contribuições são centrais para a compreensão da racialização dos espaços e das práticas escolares. A análise ancora-se também nos pressupostos da geografia cultural e fenomenológica, a partir de Paul Claval (2001) e Eric Dardel (2011), entendendo o espaço como construção simbólica e afetiva, o que permite reconhecer a literatura afro-brasileira como forma legítima de apropriação territorial e produção de saberes. A presença da Lei 10.639/03, embora normativa, ainda encontra entraves à sua efetivação, exigindo práticas docentes comprometidas com o enfrentamento das epistemologias hegemónicas. Em síntese, trata-se de pensar a educação geográfica como campo de disputa, em que a valorização das narrativas negras se apresenta como eixo fundamental para a construção de uma escola efetivamente plural, crítica e situada na complexidade da diversidade brasileira." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 01: GEOGRAFIA E DIVERSIDADE: GÊNEROS, SEXUALIDADES, ETNICIDADES E RACIALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2055_TB439_20102025115453.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BARROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO BARROS" "autor_email" => "marcelo.barroz98@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }