PATRIMÔNIO IMATERIAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM OLHAR SOBRE O ARRAIAL DO PAVULAGEM, BELÉM/PA.
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124322 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 856 "titulo" => "PATRIMÔNIO IMATERIAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM OLHAR SOBRE O ARRAIAL DO PAVULAGEM, BELÉM/PA." "resumo" => "Este trabalho analisa a relação entre patrimônio cultural imaterial (PCI) e a educação geográfica a partir do estudo do Arraial do Pavulagem, manifestação cultural que ocorre no centro histórico de Belém/PA. O PCI, por sua natureza dinâmica e intangível, envolve tensões entre a preservação das tradições populares e os processos de patrimonialização institucional, frequentemente marcados por lógicas neoliberais e interesses turísticos. Nesse contexto, busca-se compreender como as práticas culturais do Arraial do Pavulagem produzem espaço e geram aprendizagens geográficas significativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental, entrevistas com organizadores e participantes, observação de campo e monitoramento de redes sociais. Os resultados apontam que os "Arrastões" do Arraial constituem práticas que mobilizam o espaço urbano e contribuem para o fortalecimento da identidade cultural, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios decorrentes da mercantilização e da regulação dos espaços públicos. As expressões culturais do grupo reforçam a importância da ocupação das ruas como meio de resistência simbólica e educacional, conectando populações periféricas ao centro da cidade e preservando vínculos históricos e afetivos com o território. Além disso, demonstram o potencial da cultura popular como ferramenta de mediação para a educação geográfica, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo a formação de sujeitos críticos diante das racionalidades espaciais impostas. Assim, o Arraial do Pavulagem evidencia como o PCI pode ser um instrumento de ensino-aprendizagem geográfico, ao articular vivência cultural, produção do espaço e práticas educativas no cotidiano urbano." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 63: GEOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: CIDADE, IMAGEM, PATRIMÔNIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID856_TB596_16092025230638.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHELIPE RODRIGO CORRÊA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PHELIPE CORRÊA" "autor_email" => "phellip.rodrigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124322 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 856 "titulo" => "PATRIMÔNIO IMATERIAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM OLHAR SOBRE O ARRAIAL DO PAVULAGEM, BELÉM/PA." "resumo" => "Este trabalho analisa a relação entre patrimônio cultural imaterial (PCI) e a educação geográfica a partir do estudo do Arraial do Pavulagem, manifestação cultural que ocorre no centro histórico de Belém/PA. O PCI, por sua natureza dinâmica e intangível, envolve tensões entre a preservação das tradições populares e os processos de patrimonialização institucional, frequentemente marcados por lógicas neoliberais e interesses turísticos. Nesse contexto, busca-se compreender como as práticas culturais do Arraial do Pavulagem produzem espaço e geram aprendizagens geográficas significativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental, entrevistas com organizadores e participantes, observação de campo e monitoramento de redes sociais. Os resultados apontam que os "Arrastões" do Arraial constituem práticas que mobilizam o espaço urbano e contribuem para o fortalecimento da identidade cultural, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios decorrentes da mercantilização e da regulação dos espaços públicos. As expressões culturais do grupo reforçam a importância da ocupação das ruas como meio de resistência simbólica e educacional, conectando populações periféricas ao centro da cidade e preservando vínculos históricos e afetivos com o território. Além disso, demonstram o potencial da cultura popular como ferramenta de mediação para a educação geográfica, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo a formação de sujeitos críticos diante das racionalidades espaciais impostas. Assim, o Arraial do Pavulagem evidencia como o PCI pode ser um instrumento de ensino-aprendizagem geográfico, ao articular vivência cultural, produção do espaço e práticas educativas no cotidiano urbano." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 63: GEOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: CIDADE, IMAGEM, PATRIMÔNIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID856_TB596_16092025230638.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHELIPE RODRIGO CORRÊA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PHELIPE CORRÊA" "autor_email" => "phellip.rodrigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }