O EPISTEMICÍDIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O PLANEJAMENTO BRANCO DAS AUSÊNCIAS E DOS ATAQUES AOS SABERES NEGROS NOS MANUAIS ESCOLARES DA ERA VARGAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124530 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "O EPISTEMICÍDIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O PLANEJAMENTO BRANCO DAS AUSÊNCIAS E DOS ATAQUES AOS SABERES NEGROS NOS MANUAIS ESCOLARES DA ERA VARGAS" "resumo" => "O estudo investiga o epistemicídio promovido pela geografia escolar durante a Era Vargas (décadas de 1930–1950), quando o nacionalismo eurocêntrico eugenista moldou o currículo geográfico brasileiro. Sob o Estado Novo, os manuais de autores como Mario da Veiga Cabral, Fernando Antônio Raja Gabaglia e Aroldo de Azevedo atuaram como vetores de racismo científico, classificando povos não europeus como “selvagens” ou “bárbaros” e exaltando a branquitude como ápice civilizatório. Essa lógica naturalizou hierarquias raciais ao associar características fenotípicas a traços intelectuais superiores e ao desumanizar populações africanas, reforçando estereótipos de inferioridade. A pesquisa, de caráter qualitativo e histórico, baseia-se em análise de conteúdo de manuais escolares amplamente usados no ensino primário e secundário no Rio de Janeiro (Colégio Pedro II e ISERJ), disponíveis em acervos físicos e sebos. Foram identificadas categorias analíticas que evidenciam apagamento epistemológico: o silenciamento de saberes negros e indígenas; a narrativa de mestiçagem harmoniosa que invisibiliza conflitos raciais; e a função política desses materiais na legitimação das desigualdades. Os resultados mostram que os manuais reforçaram a visão colonial da geografia, instrumentalizando a escola como espaço de reprodução racial. Ao descrever cidades densamente povoadas da África como “formigueiros humanos” ou hierarquizar povos pelas “capacidades” intelectuais, essas obras consolidaram um imaginário nacional racializado. O estudo dialoga com Silva de Almeida, Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes para demonstrar que o enfrentamento do racismo exige desconstruir currículos e epistemologias dominantes. Por fim, aponta-se a necessidade de uma geografia antirracista que valorize epistemologias insurgentes e reconheça as lutas de resistência dos povos negros e indígenas, passo fundamental para superar a herança colonial e construir um ensino verdadeiramente democrático e emancipador." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1301_TB1095_03112025171601.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO PALHARES BEZERRA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandropalhares585@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124530 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "O EPISTEMICÍDIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O PLANEJAMENTO BRANCO DAS AUSÊNCIAS E DOS ATAQUES AOS SABERES NEGROS NOS MANUAIS ESCOLARES DA ERA VARGAS" "resumo" => "O estudo investiga o epistemicídio promovido pela geografia escolar durante a Era Vargas (décadas de 1930–1950), quando o nacionalismo eurocêntrico eugenista moldou o currículo geográfico brasileiro. Sob o Estado Novo, os manuais de autores como Mario da Veiga Cabral, Fernando Antônio Raja Gabaglia e Aroldo de Azevedo atuaram como vetores de racismo científico, classificando povos não europeus como “selvagens” ou “bárbaros” e exaltando a branquitude como ápice civilizatório. Essa lógica naturalizou hierarquias raciais ao associar características fenotípicas a traços intelectuais superiores e ao desumanizar populações africanas, reforçando estereótipos de inferioridade. A pesquisa, de caráter qualitativo e histórico, baseia-se em análise de conteúdo de manuais escolares amplamente usados no ensino primário e secundário no Rio de Janeiro (Colégio Pedro II e ISERJ), disponíveis em acervos físicos e sebos. Foram identificadas categorias analíticas que evidenciam apagamento epistemológico: o silenciamento de saberes negros e indígenas; a narrativa de mestiçagem harmoniosa que invisibiliza conflitos raciais; e a função política desses materiais na legitimação das desigualdades. Os resultados mostram que os manuais reforçaram a visão colonial da geografia, instrumentalizando a escola como espaço de reprodução racial. Ao descrever cidades densamente povoadas da África como “formigueiros humanos” ou hierarquizar povos pelas “capacidades” intelectuais, essas obras consolidaram um imaginário nacional racializado. O estudo dialoga com Silva de Almeida, Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes para demonstrar que o enfrentamento do racismo exige desconstruir currículos e epistemologias dominantes. Por fim, aponta-se a necessidade de uma geografia antirracista que valorize epistemologias insurgentes e reconheça as lutas de resistência dos povos negros e indígenas, passo fundamental para superar a herança colonial e construir um ensino verdadeiramente democrático e emancipador." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1301_TB1095_03112025171601.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO PALHARES BEZERRA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandropalhares585@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }