Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE O AVANÇO DA EXPLORAÇÃO DE MADEIRA NATIVA E SEUS IMPACTOS NO MODELO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO MARACÁ, MUNICÍPIO DE MAZAGÃO/AP.

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga os impactos do avanço da exploração de madeira nativa pela empresa TW Forest sobre a Educação do Campo e o modelo de Pedagogia da Alternância na Escola Família Agroextrativista do Maracá (EFAEXMA), em Mazagão/AP. O estudo busca compreender como a pressão sobre os recursos naturais e as mudanças no território, afetam o aprendizado prático, a identidade cultural agroextrativista dos estudantes e suas perspectivas de futuro no campo. Adotando uma metodologia qualitativa e dialética, a pesquisa utiliza observação participante, conversas informais e análise documental para explorar as contradições e tensões socioterritoriais. Revela que, embora a educação do campo e a pedagogia da alternância sejam impulsionadas por movimentos sociais para promover o desenvolvimento rural e a permanência no território, a territorialização dos monopólios capitalistas da exploração madeireira desorganiza estruturas sociais e intensifica conflitos por terra e recursos. Consequentemente, o projeto educativo da EFAEXMA é desafiado, comprometendo a sustentabilidade da formação de jovens do campo.

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