Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

CRUZANDO RUAS, CAMINHOS E RIOS E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO: O COTIDIANO DA PROFESSORA DE GEOGRAFIA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

narrativa de uma professora de geografia que atua em escolas públicas de periferias e comunidades indígenas. A partir de uma abordagem crítica e decolonial, inspirada em autores como Paulo Freire, Catherine Walsh, Anibal Quijano, Ivani Faria, a pesquisa mostra como a prática docente pode transformar a aprendizagem de Geografia em um processo de resistência e valorização dos saberes. A professora articula suas aulas com metodologias participantes e decoloniais, construindo um ambiente de protagonismo estudantil. Ao romper com o currículo tradicional e eurocentrado, ela transforma a sala de aula em espaço de criação, pertencimento e leitura crítica do território. A pesquisa utilizou observação participante, rodas de conversa e análise de materiais produzidos pelos estudantes, revelando que as práticas pedagógicas baseadas nas realidades vividas possibilitam uma educação geográfica significativa, crítica e transformadora. As conclusões evidenciam que o ensino de Geografia, quando enraizado nas vivências dos estudantes, se torna um instrumento de construção de reexistência, ao reconhecer e valorizar saberes subalternizados. A experiência relatada não pretende servir como modelo, mas como inspiração para outras práticas que enfrentem as desigualdades territoriais e epistemológicas presentes na educação brasileira.

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