Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O PAPEL DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124034
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 197
    "titulo" => "O PAPEL DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo discute a importância da formação política dos estudantes do Ensino Médio a partir dos conhecimentos de Geografia. A disciplina proporciona uma compreensão crítica das dinâmicas socioeconômicas, ambientais e políticas, capacitando os jovens a interpretar e interagir de maneira ativa na sociedade. O objetivo é demonstrar como a Geografia pode ser um instrumento fundamental na formação cidadã, promovendo o pensamento crítico e a participação democrática. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica baseada em autores da área da Educação e da Ciência Geográfica, além de uma reflexão sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral João Honorato. Nesta experiência, os alunos analisaram os problemas existentes em seu município e desenvolveram projetos de lei, que foram posteriormente apresentados na câmara de vereadores da cidade. Os resultados indicam que a politização dos estudantes apor meio da Geografia contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada politicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV223_ID197_TB8_28082025165232.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUEILA NERE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "QUEILA"
    "autor_email" => "queila.santos@admin.educa.go.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124034
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 197
    "titulo" => "O PAPEL DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo discute a importância da formação política dos estudantes do Ensino Médio a partir dos conhecimentos de Geografia. A disciplina proporciona uma compreensão crítica das dinâmicas socioeconômicas, ambientais e políticas, capacitando os jovens a interpretar e interagir de maneira ativa na sociedade. O objetivo é demonstrar como a Geografia pode ser um instrumento fundamental na formação cidadã, promovendo o pensamento crítico e a participação democrática. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica baseada em autores da área da Educação e da Ciência Geográfica, além de uma reflexão sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral João Honorato. Nesta experiência, os alunos analisaram os problemas existentes em seu município e desenvolveram projetos de lei, que foram posteriormente apresentados na câmara de vereadores da cidade. Os resultados indicam que a politização dos estudantes apor meio da Geografia contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada politicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV223_ID197_TB8_28082025165232.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUEILA NERE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "QUEILA"
    "autor_email" => "queila.santos@admin.educa.go.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo discute a importância da formação política dos estudantes do Ensino Médio a partir dos conhecimentos de Geografia. A disciplina proporciona uma compreensão crítica das dinâmicas socioeconômicas, ambientais e políticas, capacitando os jovens a interpretar e interagir de maneira ativa na sociedade. O objetivo é demonstrar como a Geografia pode ser um instrumento fundamental na formação cidadã, promovendo o pensamento crítico e a participação democrática. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica baseada em autores da área da Educação e da Ciência Geográfica, além de uma reflexão sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral João Honorato. Nesta experiência, os alunos analisaram os problemas existentes em seu município e desenvolveram projetos de lei, que foram posteriormente apresentados na câmara de vereadores da cidade. Os resultados indicam que a politização dos estudantes apor meio da Geografia contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada politicamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.