Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A INFLUÊNCIA DO IBGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO PERIÓDICO BOLETIM GEOGRÁFICO (1950-1970)

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída vinculada ao Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Científica (PIBIC) e tem como objetivo analisar a influência da Geografia Quantitativa na formação de professores de Geografia, a partir das metodologias prescritas no Boletim Geográfico (1950-1970). Este periódico, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desempenhou um papel crucial na divulgação das políticas e ações do Estado brasileiro, especialmente no que se refere a informações relevantes para o conhecimento do desenvolvimento territorial brasileiro. O período de 1950 a 1970 foi marcado por intensas transformações, como o crescimento urbano-industrial e o fortalecimento das disputas da Guerra Fria. Esse contexto favoreceu o avanço das abordagens quantitativas na Geografia, com ênfase na coleta e análise de dados espaciais para a organização social e a exploração de recursos naturais. Em meio a estes dinamismos, a Geografia Quantitativa passou a ser vista como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do poder do Estado. O Boletim Geográfico acompanhou de perto esses processos, refletindo as influências das escolas geográficas francesa e norte-americana. Em vista dos fatos mencionados, nosso objetivo se caracteriza em descortinar, até que ponto o IBGE, como principal órgão estatístico brasileiro, imbuído de visões quantitativas, envolveu-se na formação dos professores de Geografia, pretendendo fomentar a partir desses sujeitos, o ensino patriótico e cartográfico no nível escolar secundário. A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória, baseada na seleção e sistematização de artigos do periódico relacionados aos objetivos do estudo.

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