NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA U. E. F. ALICE MENDES EM BACABAL-MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129510 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA U. E. F. ALICE MENDES EM BACABAL-MA" "resumo" => "A neurodiversidade reconhece as diferentes formas de funcionamento neurológico, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que deve ser compreendido como uma condição e não como uma doença. No ambiente escolar, a falta de informação pode gerar barreiras para a inclusão, tornando essencial a conscientização sobre o tema. Diante disso, ações educativas são fundamentais para promover um espaço mais acolhedor, garantindo respeito, empatia e direitos para os estudantes com TEA. O presente estudo aborda a importância da conscientização sobre o TEA na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes, em Bacabal-MA. A justificativa do trabalho baseia-se no aumento dos diagnósticos de TEA e na necessidade de promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Além disso, enfatiza a relevância da disseminação de informações sobre os direitos e necessidades das pessoas autistas, alinhando-se à Lei nº 13.652/2018, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo do estudo foi implementar ações educativas para sensibilizar a comunidade escolar sobre o TEA. Para isso, foram realizadas palestras, rodas de conversa, atividades lúdicas e exposições artísticas ao longo do mês de abril de 2024, envolvendo aproximadamente 540 estudantes de diferentes níveis de ensino. Os resultados indicaram que as atividades proporcionaram maior compreensão sobre o TEA, promovendo respeito e empatia entre alunos, professores e a comunidade escolar. A culminância do projeto incluiu a entrega de cordões simbólicos para identificação de pessoas com deficiências ocultas, reforçando o compromisso com a inclusão. Assim, o projeto conseguiu promover a conscientização e incentivar uma mudança de atitude na escola em que a participação ativa da comunidade escolar foi fundamental para a implementação das ações propostas, fortalecendo o compromisso coletivo com a inclusão, demonstrando a importância de ações contínuas para assegurar a inclusão efetiva dos alunos com TEA, respeitando suas necessidades individuais e garantindo seus direitos educacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3891_TB678_28022025124938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TATIANE DE SOUSA ROCHA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA TATIANE" "autor_email" => "m.t.s.rocha@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129510 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA U. E. F. ALICE MENDES EM BACABAL-MA" "resumo" => "A neurodiversidade reconhece as diferentes formas de funcionamento neurológico, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que deve ser compreendido como uma condição e não como uma doença. No ambiente escolar, a falta de informação pode gerar barreiras para a inclusão, tornando essencial a conscientização sobre o tema. Diante disso, ações educativas são fundamentais para promover um espaço mais acolhedor, garantindo respeito, empatia e direitos para os estudantes com TEA. O presente estudo aborda a importância da conscientização sobre o TEA na Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes, em Bacabal-MA. A justificativa do trabalho baseia-se no aumento dos diagnósticos de TEA e na necessidade de promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Além disso, enfatiza a relevância da disseminação de informações sobre os direitos e necessidades das pessoas autistas, alinhando-se à Lei nº 13.652/2018, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo do estudo foi implementar ações educativas para sensibilizar a comunidade escolar sobre o TEA. Para isso, foram realizadas palestras, rodas de conversa, atividades lúdicas e exposições artísticas ao longo do mês de abril de 2024, envolvendo aproximadamente 540 estudantes de diferentes níveis de ensino. Os resultados indicaram que as atividades proporcionaram maior compreensão sobre o TEA, promovendo respeito e empatia entre alunos, professores e a comunidade escolar. A culminância do projeto incluiu a entrega de cordões simbólicos para identificação de pessoas com deficiências ocultas, reforçando o compromisso com a inclusão. Assim, o projeto conseguiu promover a conscientização e incentivar uma mudança de atitude na escola em que a participação ativa da comunidade escolar foi fundamental para a implementação das ações propostas, fortalecendo o compromisso coletivo com a inclusão, demonstrando a importância de ações contínuas para assegurar a inclusão efetiva dos alunos com TEA, respeitando suas necessidades individuais e garantindo seus direitos educacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3891_TB678_28022025124938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TATIANE DE SOUSA ROCHA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA TATIANE" "autor_email" => "m.t.s.rocha@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }