Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEXTOS MULTIMODAIS: A INTERAÇÃO ENTRE ELEMENTOS VISUAIS E TEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A multimodalidade tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente no âmbito escolar, visto que ela permite aos alunos compreenderem que a comunicação não se limita à palavra escrita ou falada, mas envolve múltiplos modos de significação. Nesse cenário, a Linguística Textual, com suas teorias sobre coesão, coerência e intertextualidade, oferece referencial teórico fundamental para compreender como diferentes modos de linguagem contribuem para a construção do significado. Segundo essa abordagem, o significado não é produzido isoladamente, mas resulta da interação entre os elementos do texto. Assim, este artigo investiga a interação entre elementos visuais e textuais na construção de argumentos persuasivos em textos multimodais, buscando refletir como eles contribuem para o pensamento crítico e a comunicação dos alunos. Os principais objetivos são: analisar como as imagens são empregadas para reforçar a argumentação em charges e campanhas publicitárias, e examinar como a tipografia é utilizada para intensificar a mensagem visual, identificando a presença de metáforas visuais e sua conexão com o texto escrito. Para isso, fundamenta-se nos estudos de Brait (2000; 2005), Barthes (1977), Cavalcante (2022), Koch e Elias (2004), Mitchell (2005), entre outros. A pesquisa realizou a análise de dez textos multimodais, sendo cinco campanhas publicitárias e cinco charges. Os resultados preliminares indicam que a multimodalidade amplia o potencial argumentativo desses textos, sendo nas aulas de Língua Portuguesa essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes, dado que é a partir da multimodalidade que é possível expandir a concepção de texto para além do verbal.

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