O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: A MONITORIA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO
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Partindo da concepção de que o Programa de Monitoria de Ensino é um espaço pedagógico da Educação profisisonal e tecnologica (EPT), o trabalho teve o objetivo de analisar como a concepção de trabalho como princípio educativo se constitui como fundamento da operacionalização desse espaço que tem dupla função formativa, promovendo uma experiência de atuaçao profissional, para o Monitor que vivencia uma experiência de trabalho ligada ao campo do ensino, e de espaço de aprendizagem na qual o Monitor e a comunidade escolar realizam um trabalho de apropriação de saberes, sempre direcionados por um componente curricular, seja da formação geral, seja da formação técnica. O Programa Institucional de Monitoria de Ensino do Ifal é datado de 2013 e regido pela Portaria n. 1130/GR, de 17 de maio de 2013 e tem como parte de sua natureza ser uma estretégia institucional para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do monitor por meio de prática e experiências pedagógica que fortaleçam a articulação entre teoria e prática. A noção do trabalho como princípio educativo suleia a estrutrua do programa que, para além dos objetivos voltados à assistência aos estudantes, visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino estimulando a participação em atividades que envolvam a pesquisa e a execuçaõ de projetos para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, despertando no monitor o interesse pelo ensino e oportunizando a participação deles em situações extracurriculares que promovam à plema formação científica, técnica, cidadã e humana." 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