MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVAARAÚJO, D. A. de;Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBSILVA, M. A. P. da.Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBTEIXEIRA, C. R.Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Educação – CCAE – UFPBINTRODUÇÃOAvaliar é um ato frequente nas atividades humanas estando incorporado ao sistema educativo, como educadores devemos ter um olhar crítico acerca das dimensões da avaliação. O presente trabalhoreflete as vivências da disciplina de Avaliação Educacional, ministrada pela professora Dra. Célia Regina Teixeira, no curso de Pedagogia – CCAE, da Universidade Federal da Paraíba, onde registramosas aulas em um caderno de memórias, refletindo sobre o conhecimento adquirido.METODOLOGIANa disciplina de Avaliação Educacional, componente curricular do curso de pedagogia, realizamos uma análise bibliográfica, com estudiosos como: LUCKESI, HOFFMANN, ESTEBAN entre outros autores que abordam a avaliação na perspectiva formativa. A partir do estudo realizado, registrávamos no caderno de memórias os conhecimentos adquiridos, refletindo as perspectivas da avaliação.RESULTADOSA avaliação deve ser um ato de reflexão que contribua para a construção da aprendizagem. O professor, como mediador vai percebendo através da avaliação como se dá o processo de aprendizagem, contribuindo para que seu aluno avance no processo. Através do registro feito no caderno de memórias, foi possível refletirmos a avaliação.CONCLUSÃOAtravés dessa experiência tivemos a chance de perceber como ocorre o processo avaliativo e entender que devemos buscar na nossa prática educativa diferentes formas de avaliar.Palavras-Chave: Avaliação formativa. Memórias. Aprendizagem.