Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4287
    "inscrito_id" => 11401
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)"
    "resumo" => "O processo de formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com Altas Habilidades/Superdotação tem avançado gradativamente nos últimos anos. Apesar dos obstáculos enfrentados para garantir o acesso e sucesso desse processo, políticas educacionais foram implementadas para assegurar o direito ao atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O processo de capacitação desses profissionais é importante, pois viabiliza a permanência e potencializa as capacidades desses alunos. De acordo com as autoras Matos e Maciel (2016), a primeira menção à educação para "alunos excepcionais" nas políticas públicas brasileiras ocorreu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1961. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define alunos com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que apresentam elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, seja de forma isolada ou combinada (Brasil, 2008). Essas capacidades excepcionais não dispensam a necessidade de um atendimento especializado. Pelo contrário, é importante o atendimento especializado no contraturno, a fim de potencializar as habilidades. Diante disso, a formação de educadores capacitados para trabalhar com esses alunos torna-se crucial para o desenvolvimento social e cognitivo deste estudante. Dessa forma, a pesquisa será conduzida por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo. O objetivo é verificar como a formação de professores pode ser desenvolvida e aprimorada para o atendimento especializado a alunos com AH/SD, analisar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a capacitação contínua dos educadores na rede municipal de ensino, a fim de garantir a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11401_TB4287_29032025180258.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENNYFER MICKELLY MENDONÇA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jhennyfer"
    "autor_email" => "jhennymay190@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4287
    "inscrito_id" => 11401
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)"
    "resumo" => "O processo de formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com Altas Habilidades/Superdotação tem avançado gradativamente nos últimos anos. Apesar dos obstáculos enfrentados para garantir o acesso e sucesso desse processo, políticas educacionais foram implementadas para assegurar o direito ao atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O processo de capacitação desses profissionais é importante, pois viabiliza a permanência e potencializa as capacidades desses alunos. De acordo com as autoras Matos e Maciel (2016), a primeira menção à educação para "alunos excepcionais" nas políticas públicas brasileiras ocorreu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1961. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define alunos com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que apresentam elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, seja de forma isolada ou combinada (Brasil, 2008). Essas capacidades excepcionais não dispensam a necessidade de um atendimento especializado. Pelo contrário, é importante o atendimento especializado no contraturno, a fim de potencializar as habilidades. Diante disso, a formação de educadores capacitados para trabalhar com esses alunos torna-se crucial para o desenvolvimento social e cognitivo deste estudante. Dessa forma, a pesquisa será conduzida por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo. O objetivo é verificar como a formação de professores pode ser desenvolvida e aprimorada para o atendimento especializado a alunos com AH/SD, analisar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a capacitação contínua dos educadores na rede municipal de ensino, a fim de garantir a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11401_TB4287_29032025180258.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENNYFER MICKELLY MENDONÇA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jhennyfer"
    "autor_email" => "jhennymay190@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com Altas Habilidades/Superdotação tem avançado gradativamente nos últimos anos. Apesar dos obstáculos enfrentados para garantir o acesso e sucesso desse processo, políticas educacionais foram implementadas para assegurar o direito ao atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O processo de capacitação desses profissionais é importante, pois viabiliza a permanência e potencializa as capacidades desses alunos. De acordo com as autoras Matos e Maciel (2016), a primeira menção à educação para "alunos excepcionais" nas políticas públicas brasileiras ocorreu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1961. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define alunos com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que apresentam elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, seja de forma isolada ou combinada (Brasil, 2008). Essas capacidades excepcionais não dispensam a necessidade de um atendimento especializado. Pelo contrário, é importante o atendimento especializado no contraturno, a fim de potencializar as habilidades. Diante disso, a formação de educadores capacitados para trabalhar com esses alunos torna-se crucial para o desenvolvimento social e cognitivo deste estudante. Dessa forma, a pesquisa será conduzida por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo. O objetivo é verificar como a formação de professores pode ser desenvolvida e aprimorada para o atendimento especializado a alunos com AH/SD, analisar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a capacitação contínua dos educadores na rede municipal de ensino, a fim de garantir a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.