Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134575
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7721
    "inscrito_id" => 16626
    "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Os jogos lúdicos são muito importantes para a educação, pois consistem em dinâmicas aplicadas em sala de aula e conduzidas pelos professores com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado. Ao utilizar jogos educacionais, torna-se possível adotar uma metodologia mais lúdica, acessível e interativa. Dessa forma, os jogos se transformam em materiais pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos o jogo didático "Jogo da Memória da Tabela Periódica", desenvolvido como recurso lúdico para facilitar o ensino dos elementos químicos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bittencourt, localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado da Tabela Periódica mais dinâmico e atrativo, utilizando estratégias que estimulem a participação, a memorização e o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem interativa em sala de aula. O jogo é composto por 40 cartas, sendo 20 delas representadas com os símbolos, enquanto as outras 20 com os nomes correspondentes aos seus elementos, de modo que os alunos são desafiados a encontrarem os pares de elementos químicos, associando seus símbolos e respectivos nomes. Com isso buscamos levar o aluno a compreender a tabela periódica e suas características, bem como estimular a concentração, a memorização e o trabalho em equipe. Além disso, incentivamos a pratica sustentável, pois o jogo foi fabricado utilizando resto de materiais de construção, como o Drywall (gesso acartonado), que inicialmente estavam destinados ao descarte. A aplicação do jogo em sala de aula obteve excelente aceitação por parte dos alunos, superando as expectativas e evidenciando seu potencial como ferramenta de apoio no ensino de Química. Além de proporcionar abordagem lúdica e sustentável para os alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16626_TB7721_29042025213656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONIRYS LEITE DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "RONIRYS NEVES"
    "autor_email" => "ronirysneves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134575
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7721
    "inscrito_id" => 16626
    "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Os jogos lúdicos são muito importantes para a educação, pois consistem em dinâmicas aplicadas em sala de aula e conduzidas pelos professores com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado. Ao utilizar jogos educacionais, torna-se possível adotar uma metodologia mais lúdica, acessível e interativa. Dessa forma, os jogos se transformam em materiais pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos o jogo didático "Jogo da Memória da Tabela Periódica", desenvolvido como recurso lúdico para facilitar o ensino dos elementos químicos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bittencourt, localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado da Tabela Periódica mais dinâmico e atrativo, utilizando estratégias que estimulem a participação, a memorização e o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem interativa em sala de aula. O jogo é composto por 40 cartas, sendo 20 delas representadas com os símbolos, enquanto as outras 20 com os nomes correspondentes aos seus elementos, de modo que os alunos são desafiados a encontrarem os pares de elementos químicos, associando seus símbolos e respectivos nomes. Com isso buscamos levar o aluno a compreender a tabela periódica e suas características, bem como estimular a concentração, a memorização e o trabalho em equipe. Além disso, incentivamos a pratica sustentável, pois o jogo foi fabricado utilizando resto de materiais de construção, como o Drywall (gesso acartonado), que inicialmente estavam destinados ao descarte. A aplicação do jogo em sala de aula obteve excelente aceitação por parte dos alunos, superando as expectativas e evidenciando seu potencial como ferramenta de apoio no ensino de Química. Além de proporcionar abordagem lúdica e sustentável para os alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16626_TB7721_29042025213656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONIRYS LEITE DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "RONIRYS NEVES"
    "autor_email" => "ronirysneves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os jogos lúdicos são muito importantes para a educação, pois consistem em dinâmicas aplicadas em sala de aula e conduzidas pelos professores com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado. Ao utilizar jogos educacionais, torna-se possível adotar uma metodologia mais lúdica, acessível e interativa. Dessa forma, os jogos se transformam em materiais pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos o jogo didático "Jogo da Memória da Tabela Periódica", desenvolvido como recurso lúdico para facilitar o ensino dos elementos químicos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bittencourt, localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado da Tabela Periódica mais dinâmico e atrativo, utilizando estratégias que estimulem a participação, a memorização e o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem interativa em sala de aula. O jogo é composto por 40 cartas, sendo 20 delas representadas com os símbolos, enquanto as outras 20 com os nomes correspondentes aos seus elementos, de modo que os alunos são desafiados a encontrarem os pares de elementos químicos, associando seus símbolos e respectivos nomes. Com isso buscamos levar o aluno a compreender a tabela periódica e suas características, bem como estimular a concentração, a memorização e o trabalho em equipe. Além disso, incentivamos a pratica sustentável, pois o jogo foi fabricado utilizando resto de materiais de construção, como o Drywall (gesso acartonado), que inicialmente estavam destinados ao descarte. A aplicação do jogo em sala de aula obteve excelente aceitação por parte dos alunos, superando as expectativas e evidenciando seu potencial como ferramenta de apoio no ensino de Química. Além de proporcionar abordagem lúdica e sustentável para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.