DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134575 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7721 "inscrito_id" => 16626 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Os jogos lúdicos são muito importantes para a educação, pois consistem em dinâmicas aplicadas em sala de aula e conduzidas pelos professores com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado. Ao utilizar jogos educacionais, torna-se possível adotar uma metodologia mais lúdica, acessível e interativa. Dessa forma, os jogos se transformam em materiais pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos o jogo didático "Jogo da Memória da Tabela Periódica", desenvolvido como recurso lúdico para facilitar o ensino dos elementos químicos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bittencourt, localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado da Tabela Periódica mais dinâmico e atrativo, utilizando estratégias que estimulem a participação, a memorização e o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem interativa em sala de aula. O jogo é composto por 40 cartas, sendo 20 delas representadas com os símbolos, enquanto as outras 20 com os nomes correspondentes aos seus elementos, de modo que os alunos são desafiados a encontrarem os pares de elementos químicos, associando seus símbolos e respectivos nomes. Com isso buscamos levar o aluno a compreender a tabela periódica e suas características, bem como estimular a concentração, a memorização e o trabalho em equipe. Além disso, incentivamos a pratica sustentável, pois o jogo foi fabricado utilizando resto de materiais de construção, como o Drywall (gesso acartonado), que inicialmente estavam destinados ao descarte. A aplicação do jogo em sala de aula obteve excelente aceitação por parte dos alunos, superando as expectativas e evidenciando seu potencial como ferramenta de apoio no ensino de Química. Além de proporcionar abordagem lúdica e sustentável para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16626_TB7721_29042025213656.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIRYS LEITE DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "RONIRYS NEVES" "autor_email" => "ronirysneves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134575 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7721 "inscrito_id" => 16626 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA QUÍMICA: O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Os jogos lúdicos são muito importantes para a educação, pois consistem em dinâmicas aplicadas em sala de aula e conduzidas pelos professores com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado. Ao utilizar jogos educacionais, torna-se possível adotar uma metodologia mais lúdica, acessível e interativa. Dessa forma, os jogos se transformam em materiais pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos o jogo didático "Jogo da Memória da Tabela Periódica", desenvolvido como recurso lúdico para facilitar o ensino dos elementos químicos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bittencourt, localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado da Tabela Periódica mais dinâmico e atrativo, utilizando estratégias que estimulem a participação, a memorização e o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem interativa em sala de aula. O jogo é composto por 40 cartas, sendo 20 delas representadas com os símbolos, enquanto as outras 20 com os nomes correspondentes aos seus elementos, de modo que os alunos são desafiados a encontrarem os pares de elementos químicos, associando seus símbolos e respectivos nomes. Com isso buscamos levar o aluno a compreender a tabela periódica e suas características, bem como estimular a concentração, a memorização e o trabalho em equipe. Além disso, incentivamos a pratica sustentável, pois o jogo foi fabricado utilizando resto de materiais de construção, como o Drywall (gesso acartonado), que inicialmente estavam destinados ao descarte. A aplicação do jogo em sala de aula obteve excelente aceitação por parte dos alunos, superando as expectativas e evidenciando seu potencial como ferramenta de apoio no ensino de Química. Além de proporcionar abordagem lúdica e sustentável para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16626_TB7721_29042025213656.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIRYS LEITE DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "RONIRYS NEVES" "autor_email" => "ronirysneves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }