O BORDADO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
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Diante disso, o bordado aparece como uma metodologia alternativa, sensorial e enriquecedora permitindo que o aluno tenha uma maior compreensão de conceitos científicos por meio do tato. Na Biologia, o bordado pode representar estruturas como células, órgãos, tecidos sistemas do corpo humano, ecologia e ciclos vitais de seres vivos, promovendo uma aprendizagem significativa e concreta. Já na Química, a técnica pode mostrar modelos atômicos, moléculas, ligações químicas, equipamentos de laboratório e até mesmo apresentar a tabela periódica, facilitando a visualização e fixação do conteúdo. Além de beneficiar alunos com deficiência visual, a atividade também proporciona o interesse dos demais estudantes, favorecendo a aprendizagem ativa, colaborativa e criativa. O uso do bordado nas Ciências amplia as possibilidades de ensino, incentiva a sensibilidade estética e reforça a importância de práticas pedagógicas inclusivas, que considerem a diversidade e as necessidades dos alunos. 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