COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135866 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9613 "inscrito_id" => 17555 "titulo" => "COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA" "resumo" => "O estudo aborda a importância das cosmovisões de povos tradicionais na formação docente, destacando estratégias pedagógicas para um educação antirracista e conscientização planetária. O trabalho integra um projeto de formação continuada vinculado ao "Escola Acolhedora", que atende demandas da rede pública sobre direitos humanos. Discute-se o Meio Ambiente como tema transversal, articulado à educação antirracista a partir da visão de integração ser humano-Natureza presente nessas cosmovisões. O objetivo é apresentar estratégias de formação docente, dialogando com autores como Tardif (2005), Krenak (2017) e Bispo (2023). Parte-se do pressuposto de que essa prática tem o potencial de engajar os professores em um processo dinâmico de formação continuada, uma vez que sua construção se dá a partir de conteúdos e objetivos estabelecidos em um calendário de ações, aberto à interdisciplinaridade e às demandas emergentes do projeto em questão. Reconhecendo que a formação inicial docente é insuficiente para abarcar as complexidades da prática pedagógica, torna-se fundamental discutir estratégias de formação continuada que integrem teoria e prática. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, analisando os impactos iniciais das formações. Os resultados nos permitiu constatar que a concepção de projetos de trabalho oferece aos educadores a oportunidade de aprender enquanto ensinam, mediando processos de conhecimento que, por sua vez, contribuem significativamente para sua própria formação profissional em constante construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17555_TB9613_15082025112714.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES" "autor_nome_curto" => "KARINNY" "autor_email" => "antoni.marques1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135866 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9613 "inscrito_id" => 17555 "titulo" => "COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA" "resumo" => "O estudo aborda a importância das cosmovisões de povos tradicionais na formação docente, destacando estratégias pedagógicas para um educação antirracista e conscientização planetária. O trabalho integra um projeto de formação continuada vinculado ao "Escola Acolhedora", que atende demandas da rede pública sobre direitos humanos. Discute-se o Meio Ambiente como tema transversal, articulado à educação antirracista a partir da visão de integração ser humano-Natureza presente nessas cosmovisões. O objetivo é apresentar estratégias de formação docente, dialogando com autores como Tardif (2005), Krenak (2017) e Bispo (2023). Parte-se do pressuposto de que essa prática tem o potencial de engajar os professores em um processo dinâmico de formação continuada, uma vez que sua construção se dá a partir de conteúdos e objetivos estabelecidos em um calendário de ações, aberto à interdisciplinaridade e às demandas emergentes do projeto em questão. Reconhecendo que a formação inicial docente é insuficiente para abarcar as complexidades da prática pedagógica, torna-se fundamental discutir estratégias de formação continuada que integrem teoria e prática. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, analisando os impactos iniciais das formações. Os resultados nos permitiu constatar que a concepção de projetos de trabalho oferece aos educadores a oportunidade de aprender enquanto ensinam, mediando processos de conhecimento que, por sua vez, contribuem significativamente para sua própria formação profissional em constante construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17555_TB9613_15082025112714.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES" "autor_nome_curto" => "KARINNY" "autor_email" => "antoni.marques1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }