Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9613
    "inscrito_id" => 17555
    "titulo" => "COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA"
    "resumo" => "O estudo aborda a importância das cosmovisões de povos tradicionais na formação docente, destacando estratégias pedagógicas para um educação antirracista e conscientização planetária. O trabalho integra um projeto de formação continuada vinculado ao "Escola Acolhedora", que atende demandas da rede pública sobre direitos humanos. Discute-se o Meio Ambiente como tema transversal, articulado à educação antirracista a partir da visão de integração ser humano-Natureza presente nessas cosmovisões. O objetivo é apresentar estratégias de formação docente, dialogando com autores como Tardif (2005), Krenak (2017) e Bispo (2023). Parte-se do pressuposto de que essa prática tem o potencial de engajar os professores em um processo dinâmico de formação continuada, uma vez que sua construção se dá a partir de conteúdos e objetivos estabelecidos em um calendário de ações, aberto à interdisciplinaridade e às demandas emergentes do projeto em questão. Reconhecendo que a formação inicial docente é insuficiente para abarcar as complexidades da prática pedagógica, torna-se fundamental discutir estratégias de formação continuada que integrem teoria e prática. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, analisando os impactos iniciais das formações. Os resultados nos permitiu constatar que a concepção de projetos de trabalho oferece aos educadores a oportunidade de aprender enquanto ensinam, mediando processos de conhecimento que, por sua vez, contribuem significativamente para sua própria formação profissional em constante construção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17555_TB9613_15082025112714.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "KARINNY"
    "autor_email" => "antoni.marques1@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9613
    "inscrito_id" => 17555
    "titulo" => "COSMOVISÕES DE POVOS TRADICIONAIS: UM RECORTE DE ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA"
    "resumo" => "O estudo aborda a importância das cosmovisões de povos tradicionais na formação docente, destacando estratégias pedagógicas para um educação antirracista e conscientização planetária. O trabalho integra um projeto de formação continuada vinculado ao "Escola Acolhedora", que atende demandas da rede pública sobre direitos humanos. Discute-se o Meio Ambiente como tema transversal, articulado à educação antirracista a partir da visão de integração ser humano-Natureza presente nessas cosmovisões. O objetivo é apresentar estratégias de formação docente, dialogando com autores como Tardif (2005), Krenak (2017) e Bispo (2023). Parte-se do pressuposto de que essa prática tem o potencial de engajar os professores em um processo dinâmico de formação continuada, uma vez que sua construção se dá a partir de conteúdos e objetivos estabelecidos em um calendário de ações, aberto à interdisciplinaridade e às demandas emergentes do projeto em questão. Reconhecendo que a formação inicial docente é insuficiente para abarcar as complexidades da prática pedagógica, torna-se fundamental discutir estratégias de formação continuada que integrem teoria e prática. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, analisando os impactos iniciais das formações. Os resultados nos permitiu constatar que a concepção de projetos de trabalho oferece aos educadores a oportunidade de aprender enquanto ensinam, mediando processos de conhecimento que, por sua vez, contribuem significativamente para sua própria formação profissional em constante construção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17555_TB9613_15082025112714.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "KARINNY"
    "autor_email" => "antoni.marques1@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo aborda a importância das cosmovisões de povos tradicionais na formação docente, destacando estratégias pedagógicas para um educação antirracista e conscientização planetária. O trabalho integra um projeto de formação continuada vinculado ao "Escola Acolhedora", que atende demandas da rede pública sobre direitos humanos. Discute-se o Meio Ambiente como tema transversal, articulado à educação antirracista a partir da visão de integração ser humano-Natureza presente nessas cosmovisões. O objetivo é apresentar estratégias de formação docente, dialogando com autores como Tardif (2005), Krenak (2017) e Bispo (2023). Parte-se do pressuposto de que essa prática tem o potencial de engajar os professores em um processo dinâmico de formação continuada, uma vez que sua construção se dá a partir de conteúdos e objetivos estabelecidos em um calendário de ações, aberto à interdisciplinaridade e às demandas emergentes do projeto em questão. Reconhecendo que a formação inicial docente é insuficiente para abarcar as complexidades da prática pedagógica, torna-se fundamental discutir estratégias de formação continuada que integrem teoria e prática. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, analisando os impactos iniciais das formações. Os resultados nos permitiu constatar que a concepção de projetos de trabalho oferece aos educadores a oportunidade de aprender enquanto ensinam, mediando processos de conhecimento que, por sua vez, contribuem significativamente para sua própria formação profissional em constante construção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.