DIREITOS SOCIAIS EM XEQUE: O PAPEL DA ESCOLA NA LUTA CONTRA A POBREZA E A DESIGUALDADE
"2025-12-12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 136013 "edicao_id" => 439 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "DIREITOS SOCIAIS EM XEQUE: O PAPEL DA ESCOLA NA LUTA CONTRA A POBREZA E A DESIGUALDADE" "resumo" => "Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado um cenário complexo e crescente de desafios à garantia dos direitos sociais. Esse quadro é acentuado por agendas que priorizam o neoliberalismo e medidas de austeridade fiscal, como exemplificado pela Emenda Constitucional nº 95. Tais políticas têm sido associadas à redução de investimentos em serviços públicos essenciais, à precarização do trabalho e ao consequente aprofundamento das desigualdades sociais no país. Nesse contexto desafiador, a escola se apresenta como um mecanismo fundamental na luta contra essas desigualdades. Ela desempenha um papel crucial não apenas na formação acadêmica, mas também em conscientizar os estudantes sobre a importância dos direitos sociais e na necessidade de defendê-los, preparando-os para serem cidadãos mais ativos e críticos diante da realidade social. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de professores e educadores de duas instituições de ensino fundamental em um pequeno município do interior de Santa Catarina sobre as temáticas da pobreza e da desigualdade social. Buscamos entender como esses profissionais veem e abordam esses desafios em seu cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das escolas objeto de estudo, complementadas por observações das práticas pedagógicas e do ambiente escolar, visando obter uma compreensão aprofundada de suas perspectivas. A análise dos dados foi guiada pela análise temática, que permitiu identificar padrões e categorias nas falas dos participantes. Em linhas gerais, os resultados indicaram que os professores percebem um aumento na complexidade das situações de vulnerabilidade social vivenciadas pelos alunos e suas famílias. Eles reconhecem a relevância de discutir a pobreza e a desigualdade em sala de aula, apesar de identificarem a necessidade de mais apoio e formação continuada para integrar esses temas de formas eficaz ao currículo. Esta pesquisa enfrentou alguns desafios significativos, como a dificuldade de acesso aos professores, decorrente da limitação de tempo e da complexidade de suas agendas. Além disso, houve resistência na percepção do trabalho da escola em relação à temática, bem como desafios quanto à abertura e flexibilidade em formações voltadas para o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - Economia e direitos sociais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV227_ID181_TB5_24112025224117.pdf" "created_at" => "2025-12-12 14:15:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA GOES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavinha1950historia@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxii-encontro-nacional-de-estudantes-do-campo-de-publicas" "edicao_nome" => "Anais do 22º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_evento" => "XXII Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enecap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "693c1eed118a5_12122025105557.png" "data_publicacao" => "2025-12-12" "edicao_publicada_em" => "2025-12-12 10:43:40" "publicacao_id" => 133 "publicacao_nome" => "Revista do 22º ENECAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-073-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 136013 "edicao_id" => 439 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "DIREITOS SOCIAIS EM XEQUE: O PAPEL DA ESCOLA NA LUTA CONTRA A POBREZA E A DESIGUALDADE" "resumo" => "Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado um cenário complexo e crescente de desafios à garantia dos direitos sociais. Esse quadro é acentuado por agendas que priorizam o neoliberalismo e medidas de austeridade fiscal, como exemplificado pela Emenda Constitucional nº 95. Tais políticas têm sido associadas à redução de investimentos em serviços públicos essenciais, à precarização do trabalho e ao consequente aprofundamento das desigualdades sociais no país. Nesse contexto desafiador, a escola se apresenta como um mecanismo fundamental na luta contra essas desigualdades. Ela desempenha um papel crucial não apenas na formação acadêmica, mas também em conscientizar os estudantes sobre a importância dos direitos sociais e na necessidade de defendê-los, preparando-os para serem cidadãos mais ativos e críticos diante da realidade social. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de professores e educadores de duas instituições de ensino fundamental em um pequeno município do interior de Santa Catarina sobre as temáticas da pobreza e da desigualdade social. Buscamos entender como esses profissionais veem e abordam esses desafios em seu cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das escolas objeto de estudo, complementadas por observações das práticas pedagógicas e do ambiente escolar, visando obter uma compreensão aprofundada de suas perspectivas. A análise dos dados foi guiada pela análise temática, que permitiu identificar padrões e categorias nas falas dos participantes. Em linhas gerais, os resultados indicaram que os professores percebem um aumento na complexidade das situações de vulnerabilidade social vivenciadas pelos alunos e suas famílias. Eles reconhecem a relevância de discutir a pobreza e a desigualdade em sala de aula, apesar de identificarem a necessidade de mais apoio e formação continuada para integrar esses temas de formas eficaz ao currículo. Esta pesquisa enfrentou alguns desafios significativos, como a dificuldade de acesso aos professores, decorrente da limitação de tempo e da complexidade de suas agendas. Além disso, houve resistência na percepção do trabalho da escola em relação à temática, bem como desafios quanto à abertura e flexibilidade em formações voltadas para o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - Economia e direitos sociais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV227_ID181_TB5_24112025224117.pdf" "created_at" => "2025-12-12 14:15:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA GOES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavinha1950historia@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxii-encontro-nacional-de-estudantes-do-campo-de-publicas" "edicao_nome" => "Anais do 22º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_evento" => "XXII Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enecap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "693c1eed118a5_12122025105557.png" "data_publicacao" => "2025-12-12" "edicao_publicada_em" => "2025-12-12 10:43:40" "publicacao_id" => 133 "publicacao_nome" => "Revista do 22º ENECAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-073-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }