ENTRE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DISCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 136038 "edicao_id" => 439 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 378 "titulo" => "ENTRE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DISCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A agroecologia e a educação ambiental são conceitos integrados que podem contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental. A constatação de impactos negativos gerados pela expansão do agronegócio, surgiu a necessidade de fortalecer a educação ambiental, baseadas na agroecologia na região. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de imersão realizada por estudantes universitários em uma escola de ensino fundamental, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da educação ambiental. O estudo foi realizado em dois momentos; a) com uma imersão realizada no ano de 2023 com uma turma do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Pereira Chaves, localizada na comunidade Boa Esperança, município de Santarém (PA); b) e durante a realização das disciplinas, Planejamento e Gestão Ambiental e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, vinculada ao curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os dados foram obtidos com a revisão da literatura, observação direta, vídeo e cartografias. O público envolvido, foram 19 discentes universitários e 25 discentes do 9º ano da Escola. A análise dos dados ocorreu a partir da compreensão da importância de valorizar a agroecologia como estratégica de fortalecimento da educação ambiental crítica. Durante a imersão na escola, os discentes universitários participaram de atividades educativas, realizando palestra sobre agroecologia, com a exibição de vídeos e produção de cartografias, permitindo o compartilhamento de experiências e percepções dos discentes sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03 - Meio-ambiente e sustentabilidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV227_ID378_TB33_11082025193420.pdf" "created_at" => "2025-12-12 14:15:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA PONTES SOUSA" "autor_nome_curto" => "SARA PONTES" "autor_email" => "sarapontes761@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxii-encontro-nacional-de-estudantes-do-campo-de-publicas" "edicao_nome" => "Anais do 22º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_evento" => "XXII Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enecap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "693c1eed118a5_12122025105557.png" "data_publicacao" => "2025-12-12" "edicao_publicada_em" => "2025-12-12 10:43:40" "publicacao_id" => 133 "publicacao_nome" => "Revista do 22º ENECAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-073-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 136038 "edicao_id" => 439 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 378 "titulo" => "ENTRE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DISCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A agroecologia e a educação ambiental são conceitos integrados que podem contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental. A constatação de impactos negativos gerados pela expansão do agronegócio, surgiu a necessidade de fortalecer a educação ambiental, baseadas na agroecologia na região. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de imersão realizada por estudantes universitários em uma escola de ensino fundamental, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da educação ambiental. O estudo foi realizado em dois momentos; a) com uma imersão realizada no ano de 2023 com uma turma do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Pereira Chaves, localizada na comunidade Boa Esperança, município de Santarém (PA); b) e durante a realização das disciplinas, Planejamento e Gestão Ambiental e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, vinculada ao curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os dados foram obtidos com a revisão da literatura, observação direta, vídeo e cartografias. O público envolvido, foram 19 discentes universitários e 25 discentes do 9º ano da Escola. A análise dos dados ocorreu a partir da compreensão da importância de valorizar a agroecologia como estratégica de fortalecimento da educação ambiental crítica. Durante a imersão na escola, os discentes universitários participaram de atividades educativas, realizando palestra sobre agroecologia, com a exibição de vídeos e produção de cartografias, permitindo o compartilhamento de experiências e percepções dos discentes sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03 - Meio-ambiente e sustentabilidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV227_ID378_TB33_11082025193420.pdf" "created_at" => "2025-12-12 14:15:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA PONTES SOUSA" "autor_nome_curto" => "SARA PONTES" "autor_email" => "sarapontes761@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxii-encontro-nacional-de-estudantes-do-campo-de-publicas" "edicao_nome" => "Anais do 22º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_evento" => "XXII Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enecap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "693c1eed118a5_12122025105557.png" "data_publicacao" => "2025-12-12" "edicao_publicada_em" => "2025-12-12 10:43:40" "publicacao_id" => 133 "publicacao_nome" => "Revista do 22º ENECAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-073-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }