Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VALORIZAÇÃO DA ARTE, HISTÓRIA E CULTURA ATRAVÉS DA INCLUSÃO SOCIAL NO BREJO PARAIBANO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Educação Patrimonial é uma forma ativa de interação entre a escola e a comunidade, proporcionando conhecimento sobre os aspectos que compõem o patrimônio cultural, promovendo a construção do saber da sociedade, e valorização dos bens sociais e culturais. O município de Areia-PB, tombado em 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é conhecido por seu conjunto histórico, artístico e cultural e possui três Museus, com acervos de artistas conhecidos nacional e internacionalmente. Dentro do contexto cultural e artístico, o presente trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos a partir de ações culturais e educativas do Projeto “Recuperando Memórias: Salvaguarda e Conservação do Patrimônio Cultural de Areia Através da Educação e Informação” do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba no sentido de realizar a inclusão social de filhos de agricultores e jovens carentes em um ambiente cultural onde são considerados excluídos. Para tal, foi planejado e realizado o “Dia Internacional do Museu em Areia”, no qual contou com uma grande participação de estudantes, em atividades de cultura e de visitações aos museus. Observamos que grande parte dos participantes do evento residem na zona rural, vivem de agricultura familiar e possuem dificuldade em obter, no seu cotidiano, ações de oferecimento de educação, arte e cultura. Sendo assim, as ações oferecidas foram ainda mais significativas para este público específico. Como produto do projeto, foi oportunizado a um grande contingente de estudantes, adquirirem conhecimentos sobre história e arte, bem como pudessem disseminar estes conhecimentos em suas comunidades.

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